Blog
  • 05/11/2014

    Quanto você ama sua mãe?

    A pergunta simples e de resposta complicada é o mote da ação da loja de departamentos argentina Minicuotas Ribeiro.

     

    Não dá pra ter certeza se esta ação é, de fato, a maior prova de amor do mundo, mas a idéia da agência Almacén é muito legal.

     

    Para comemorar o dia das mães argentino - celebrado no terceiro domingo de outubro -, a agência mediu a resposta, ou seja, o equivalente a este amor, através do Facebook e de alguns balões. Funcionava assim: A cada vez que alguém deixava uma mensagem na rede, era adicionado um balão a uma estrutura aonde se lia 'te quiero'.

     

    Com transmissão ao vivo pela internet, a estrutura foi lançada no dia das mães. E sabe o que eles descobriram? Que 'nenhuma tecnologia é capaz de medir o amor que sentimos por nossas mães'.

     

    Doce, não é?

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 26/10/2012

     

    Eis um anúncio que se pode chamar de ‘quente’.

     

    Diretamente das mentes criativas da F/Nazca Saatchi & Saatchi para a Skol 360,  os assinantes da Playboy vão encontrar – na edição de outubro da revista – uma criação batizada de ‘Anúncio Acendedor’.

     

    Desenvolvido com uma película de tecido e parafina e trazendo as instruções de uso já impressas no próprio anúncio, o usuário pode simplesmente usar a tal página para acender o carvão da própria churrasqueira.

     

    É sempre legal ver cada vez mais tecnologia e inovação nas páginas.

    Ousadia é o motor da publicidade que nos tira a todos da mesmice.

     

    Confere: 

     

     

     

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 24/10/2012 iPhone x Galaxy S III x Blendtec

    Se você é daquelas pessoas cujo coração é capaz de parar e o estômago gelar a cada  vez que o celular cair, não pode nem ver de relance este novo e ousado experimento de Tom Dickson.

     

    Após um hiato, o maluco decidiu voltar com o ‘Will it blend?’ da Blendtec.

    Só que, desta vez, resolveu testar a resistência dos maiores rivais do mercado de smartphones, o iPhone e o Galaxy S III.

     

    Todo mundo sabe que resistência não é exatamente o nicho mais explorado nas propagandas desse segmento, mas daí a batê-los no liquidificador pra ver quem resiste já é demais...

     

    Enfim, confira quem ‘venceu’ esta batalha:

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 22/10/2012 Vending machine, James Bond e Coca-Cola

    Pois é, a Coca-Cola não cansa mesmo de apostar nas possibilidades criativas (e nos mandos e desmandos!) de uma vending machine. Depois de um abraço e alguns passos de dança, a idéia da vez é uma missão tipo James Bond.

     

    Você está lá, contando moedas e separando cédulas para tomar a sua Coca-Cola Zero e, quando insere o valor, ganha junto uma possibilidade para ganhar ingressos para assistir o novo filme da franquia Bond, ‘007 – Operação Skyfall’. 

     

    Como? Correndo - como se não houvesse amanhã - dentro da estação de trens de uma plataforma a outra. Você tem 70 segundos e alguns muitos obstáculos para isso. Coisa de agente.

     

    E aí, curte a idéia de interagir com uma máquina?

    Conheça mais um pouco do case e libere o 007 que há em você.

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 19/10/2012 A AIDS Council e o Facebook

    A AIDS não tem cara, não tem cheiro, não tem cor.

    Ela pode estar em qualquer um e você pode nem saber.

    Não há traços aparentes e às vezes sequer o portador sabe que ela está ali.

    Em tese, todo mundo sabe disso. Na prática, muita gente esquece.

     

    A McCann agora se aproveita da popularidade do Facebook e assina dois filmes para a ONG finlandesa AIDS Council.

     

    Usando como referência o já extinto Facebook Places, os filmes tentam chamar a atenção através de uma mensagem simples e bem contundente: muitas pessoas já passaram pelo exato mesmo local que você está quase fazendo check-in.

     

    Legal atentar para o fato de que foram feitas duas versões dos filmes, a masculina e a feminina. Porque não, a AIDS também não faz distinção de gênero.

     

    Quer ver?

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 17/10/2012

    De uns tempos pra cá o hype da barba voltou.

    Memes como 'faça amor, não faça a barba' ganharam força e os barbudinhos rebeldes e revolucionários passaram a habitar os sonhos das mocinhas mais recatadas nos milhares de tumblrs e demais redes sociais...

     

    Pois bem, é aproveitando esse viés e surfando nessa onda, que a Gillette chega com a sua nova ação e resolve renegar 'a nova preferência das mulheres'.

     

    Assinada pela Leo Burnett Tailor Made e com o objetivo de promover a linha Prestobarba Gel, a marca saiu atrás da resposta sobre qual é a preferência das mulheres, os barbudos ou os de rosto lisinho.

     

    Com a ajuda de uma caricaturista, a marca saiu às ruas em busca de homens barbados e perguntou se eles a ceitariam posar como modelos para que a artista os desenhasse.

     

    Ao mesmo tempo em que eles seguravam a pose, o que se via impresso no papel eram coisas que poderiam ser facilmente ligados ao uso da barba, como por exemplo um urso. E a ferroada final vinha em letras garrafais: 'É assim que as mulheres te vêem.'

     

    Mas será mesmo, Gillette?

     

    Independente da preferência, vale a pena conhecer um pouco mais da ação:

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 15/10/2012

    Nada foi mais falado no mundinho da publicidade nos últimos dias quanto a nova ação da Red Bull. E, vamos combinar, havia sim razão de ser no falatório, afinal, não é todo dia que uma marca leva alguém à estratosfera para 'dar-lhe asas'.

     

    O homem alado da Red Bull é austríaco, atende por Felix Baumgartner nas horas vagas e, em 14 de outubro, quebrou os recordes humanos postados há 50 anos quando saltou da estratosfera em direção à Terra. Em queda livre, diga-se de passagem.

     

    A ação contou com pouco mais de 35 câmeras - algumas delas presas ao próprio corpo do saltador - e teve transmissão ao vivo através do site (LINKAR: http://www.redbullstratos.com/).

     

    Patrocinado pela Red Bull desde 1988, Baumgartner agora superou a velocidade do som (sem fazer uso de aparelhos!), já que cumpriu sua missão a 1.137km/h e 4m19s em pura queda livre.

     

    Adrenalina?

    Quase nada.

     

    Isso é que é levar o slogan da marca a um outro nível...

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 10/10/2012

    Se tem uma coisa no Brasil que é capaz de formar opinião, tornar um objeto em sonho de consumo, lançar moda e transformar um ator ou atriz em garoto (a) propaganda isso se chama novela.

     

    O expoente máximo da nossa dramaturgia já transformou em estrelas de campanhas publicitárias aqueles atores que estão 'na boca do povo' e fizeram com que vendessem sandálias, comida, celulares e todo o tipo de coisas.

     

    Muitas dessas campanhas acabam aproveitando o bordão dito pelo personagem em cena ou mesmo as situações que ele vive na trama para vender seu produto. É a tal da popularidade.

     

    O mais novo exemplo a ser dado dentre os muitos que pipocam quando uma 'novela das oito' faz sucesso é o case do depoimento de Tufão (Murilo Benício em 'Avenida Brasil') para a Vivo.

     

    Para anunciar o plano Vivo Sempre Internet, a empresa contou com a criatividade da VML Brasil, que, por sua vez, soube transformar as piadas que correm o Facebook e o Twitter num filme divertido.

     

    E quem gosta de ser o último a saber?

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 05/10/2012

    A rede social - aparentemente - mais indispensável do momento acaba de atingir o incrível número de 1 bilhão de usuários.



    Usado para fins comerciais, compartilhamento de conteúdo, notícias, bate-papo (oi, MSN?) ou mesmo álbum de fotos virtual, o Facebook acabou por se tornar um elemento da nossa rotina.


     

    Mark Zuckerberg deve estar orgulhoso. E, para celebrar seu feito, contou com a criatividade da Wieden & Kennedy (Portland), que acaba de criar um filme de 90 segundos a ser exibido somente na plataforma, ignorando a televisão. 



    Sob a direção de Alejandro Gonzalez Iñárritu, o filme vem em tom emocional e traz as coisas que nos mantém conectados, como as pontes, o amor e as idéias.  



    O foco da campanha está nos Estados Unidos, no Brasil, na Índia, no Japão, no Reino Unido, na Espanha, na Rússia, na Alemanha, no México, na França, na Indonésia, na Itália  e nas Filipinas. 

     

    Facebook, as coisas que nos conectam.

     

     

     

     

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 03/10/2012

    Quer brincar de ser o novo diretor, redator e manda-chuva do novo filme da Mercedes? Então dê um log in no Twitter e...

     

    Celebrando o fato de que os ingleses são os maiores consumidores da televisão como segunda tela na Europa, os criativos da AMV BBDO resolveram lançar mão de um comercial extremamente interativo com o telespectador.

     

    Para mudar o rumo dos acontecimentos no novo filme da marca, tudo que a pessoa tem que fazer é twittar e seguir as hashtags que aparecem durante o comercial, que dão dicas e indicam caminhos possíveis a seguir.

     

    Estrelado pelo cantor Kane Robinson e filmado em Portugal, o #YOUDRIVE (assim foi batizado o novo filme!) mostra o artista fugindo dos policiais e conta com três partes a serem apresentadas durante os intervalos de X-Factor.

     

    E aí, vai palpitar?

    Você dirige.

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 01/10/2012

    Para promover a nova coleção de outono, a Asos e a Puma resolveram colocar na pauta um tema bem polêmico: a pixação.

     

    Através de um curta-metragem batizado de 'Os Pixadores' (que conta com a direção de Ben Newman), as marcas mergulharam no universo de uma turma de pixadores de São Paulo para apresentar o resultado dessa parceria fashion, a coleção ASOS Black x Puma.

     

    Quando duas marcas reconhecidas decidem tocar num assunto tão polêmico quanto a pixação ('é arte!', 'não é arte, é sujeira!'), o feedback não tarda em aparecer. A discussão foi fomentada e a repercussão no Youtube foi grande. Como não poderia deixar de ser, há um posicionamento biunívoco e unilateral entre  os que acreditam ser arte e os que mantém a argumentação de que é feio e ilegal. É a velha dualidade de roupa nova.  

     

    Apesar de mostrar um pouco do mundo dos pixadores, as marcas se abstiveram de dar uma opinião contundente ou mesmo de tomar um posicionamento sobre o que, de verdade, pensam sobre a pixação. O partido que tomaram foi o axioma da imparcialidade.

     

    A pergunta que fica é: Será que vale a pena investir num curta metragem com um assunto desses se você não tem coragem de dizer o que realmente pensa enquanto marca? Vale criar uma coleção a respeito disso e não dizer o que você realmente acha sobre a pixação?

     

    Confira o curta:

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 28/09/2012

    São Paulo é conhecida nacionalmente por ser a selva. De pedra. De concreto. Capital do cinza, da garoa, da verticalização e do pouco espaço verde.

     

    Mas um dia, muitos anos antes do crescimento desordenado e da megalópole formada, havia Mata Atlântica por aqui. Original. Verdinha. E riquíssima em fauna e flora.

     

    Flora esta que foi quase toda aniquilada em detrimento de construções, fábricas, dinheiro e 'progresso'. Só que agora é homenageada nesta nova campanha da Fundação SOS Mata Atlântica.

     

    Sim! As árvores que sobreviveram a construção da São Paulo que conhecemos foram condecoradas como 'Veteranas de Guerra'.

     

    A campanha conta com um filme e um site que nos apresenta às veteranas, inclui o mapa verde e que conta com um serviço para denunciar maus tratos a estas bravas resistentes.

     

    Protegendo a nossa história e zelando pelo nosso oxigênio.

     

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 26/09/2012

    Desde que a tecnologia é tecnologia um anúncio não precisa mais ser apenas um anúncio.

     

    Afinal de contas, pra quê usar somente uma arte bonita com uma boa idéia impressa quando você pode elevar o nível da criatividade e transformar um encarte de revista numa... caixa de som?!

     

    Sim, foi isso que os criativos da JWT fizeram para comemorar um ano de existência da Coca-Cola FM.

     

    Um encarte especial foi anexado à capa da revista Capricho e virou um mini amplificador de iPhone ou o iPod para, supostamente, amplificar a sua festa.

     

    Olha só como a idéia tomou corpo e virou som:

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 24/09/2012 Milhas? Sorrisos.

    Miles. Smiles.

    O trocadilho, que não pode ser bem aproveitado em português, é substituído pela linguagem universal das gargalhadas, dos anos bem aproveitados e da abordagem humana do novo comercial da Volkswagen.

     

    Criado pela Deutsch LA, o filme da marca segue no tom emotivo e sentimental já apresentado em vídeos anteriores, mas continua acertando em cheio.

     

    Sem mostrar seu principal produto nos 30 segundos de duração do filme, a Volkswagen aposta na mensagem de que: 'O que importa não são as milhas, e sim como você as vive.'

     

    O filme prova que  o bombardeio de frames incansável para apresentar e vender um produto é  totalmente dispensável quando a mensagem vale a pena.

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 21/09/2012 Acredite no zero

    Zero crianças passando fome, zero crianças fora das escolas, zero porcento de mortalidade infantil e outras fatalidades que poderiam ser evitadas se houvesse o mínimo de condições e dignidade humana para vida.

     

    Houve um tempo – e nem foi há tanto tempo assim! – onde a utopia não era motivo de vergonha. Onde sonhar andava junto a realizar. Onde querer era sim motivo para poder. Onde acreditar que uma outra realidade era, de fato, possível.

     

    Em que tempo, afinal, perdemos nossa capacidade de lutar por um mundo novo e melhor? Onde deixamos perdidas nossas capacidades de indignação e de luta por um outro amanhã? Quando nos tornamos tão insensíveis e egoístas ao ponto de parar de olhar pra fora e enxergar somente o lado de dentro?

     

    São 19 mil mortes de criança por dia por inanição, água imprópria e doenças facilmente combatidas, alerta a Unicef. E, com este número monstruoso, a BBH New York lançou este belo e tocante filme para nos lembrar de quando tínhamos capacidade de fazer alguma coisa pelo que queríamos, quando achávamos possível transformar a utopia em vida real.

     

    Vale o play.

    Vale muito a reflexão.

     

     

     

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 19/09/2012 We will find you: O chocolate, o GPS e $ 10 mil Libras

    Willy Wonka ficaria tão orgulhoso da nova empreitada da Nestlé!

     

    Com o objetivo muito claro de ampliar seu público e atingir mais adultos e homens na Grã-Bretanha, a marca bancou (literalmente!) a idéia da JWT Londres.

     

    Os criativos surgiram com a promoção We Will Find You, que lançou seis barras de KitKat Chunky, KitKat 4 Finger, Yorkie Milk e Aero Peppermint Medium com rastreadores embutidos. Assim, quando o consumidor abrir a embalagem, o GPS é ativado e envia um aviso a equipe responsável pela promoção, que premiará um sortudo com $ 10 mil Libras em até 24 horas!

     

    Contando com 3 mil posters com NFC e QR Codes e outdoors espalhados pelas cidades, a campanha foi ao ar no início da semana e tem ainda mais 2 mil prêmios a serem distribuídos numa promoção secundária. Para participar desta, o usuário do smartphone e consumidor da marca ativa a leitura dos códigos e é levado até uma landing page com as informações e quantas das ‘barras de ouro’ ainda não foram encontradas.

     

    Desse jeito ficou ainda mais gostoso comer chocolate.

     

    Nestlé, me encontra!

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 17/09/2012 Um carro, ops!, um skate para dois...

    Para celebrar a diversão, a praticidade e o diferencial de possuir um carro  de apenas dois lugares, os criativos da Weapon7 criaram o Skate for Two.

     

    O filme da nova campanha do Smart conta com a participação dos skatistas Alfredo Urbon e Kilian Martin dividindo um único skate e mostra o que eles podem fazer juntos.

     

    O objetivo do novo e bem executado comercial de um minuto e meio é tentar mostrar ao público e possíveis novos consumidores 'a experiência única oferecida pelo Smart for Two'.

     

    Um skate para dois...

     

     

    ...E a diversão do making of:

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 14/09/2012 O passaporte da Heineken

    São 5187 quilômetros que separam a Tailândia do interior da Mongólia. E o desafio é que um homem percorra todo este chão tendo apenas cerveja como moeda de troca por todo tipo de ajuda que receber durante sua jornada, como por exemplo comida, passeio e hospedagem.

     

    Você acredita que ele pode vencer o desafio proposto pela marca?

    Para noticiar e documentar as aventuras (e desventuras!) do homem, foi criada uma página no Facebook, sendo também possível conhecer o projeto mais a fundo, ver vídeos e conferir as atualizações diretamente on the road por tweets e Instragram.

    Além disso, os fãs da página da Heineken no Facebook são convidados a curtir e a compartilhar o conteúdo do diário de bordo, sendo esta também uma ótima estratégia de divulgação da marca.

     

    Mas isto não é bom só para a Heineken, já que quanto mais interação digital, mais chances de ganhar pontos e concorrer a sua própria viagem para o Sensation Taiwan, um festival de música que acontece no final de setembro.

     

    A idéia partiu da Iris e foi bancada pela Heineken de Cingapura.

     

    Gostou do projeto? Conheça mais dele através deste vídeo de apresentação com o primeiro episódio do desafio.

     

     
     
     
    Bom fim de semana!
    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 12/09/2012 Respeite a faixa de pedestre, nem que seja na marra.

    Apesar de ser uma lei federal, poucos são os motoristas que respeitam a faixa de pedestre e muitos se esquecem que ela não está ali a mero acaso, e sim para zelar pela vida de quem é também parte do trânsito.

     

    No stress do dia a dia e na dúvida de se vai ser possível aproveitar o sinal aberto para atravessar o cruzamento, boa parte dos condutores acabam parando justo em cima da faixa que beneficia aos transeuntes. E, com isso, pondo em risco vidas.

     

    Daí a boa idéia desta ação de uma academia de Jiu-Jitsu em Blumenau (SC): ao ver um carro parado na faixa, os lutadores davam uma 'mãozinha' pra levá-lo ao lugar aonde ele deveria estar.

     

    Quem mandou não aprender a lição na auto escola?

    Agora vai aprender com um bando de marmanjos conscientes.

     

    :
    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 10/09/2012

    Quem teve a sorte de crescer acompanhado ou mesmo ter vivido bons anos da infância na companhia dos avós, bem sabe que eles são seres mágicos.

     

    São seres encantados que livram das broncas dos pais e cujas casas são territórios livres para os netos, onde se vive a ilusão e a mágica se cria. É também o lugar em que as brincadeiras começam, mas só terminam quando um dos dois dorme. Avós e netos têm uma cumplicidade que define a relação desde sempre.

     

    E foi pensando nesta relação tão bonita que a McCann, com uma idéia simples, veio com este lindo filme para promover a Widerøe Airlines, companhia aérea norueguesa.

     

    Este comercial é a prova de que a beleza está na simplicidade de um filme bem executado, uma trilha sonora não menos emocionante e a mágica que permeia a nossa relação humana.

     

    Idéias simples e bem feitas ainda encantam.

    Como mágica.

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 05/09/2012

    É bem verdade que a tecnologia mudou a curto, médio e a longo prazo quase todos os padrões da criatividade publicitária.

     

    Com o auxílio das máquinas ficou mais fácil dar vida às boas idéias geradas pelo cérebro humano. Tornou-se possível o quase impossível. Foi feito material o que era idealizado.

     

    Além da beleza estética e das novas possibilidades na publicidade, a tecnologia veio para ajudar - e muito! - na interação com o público dentro da propaganda. O feedback ficou mais rápido, quase imediato. E o consumidor, sobretudo, virou a estrela de algumas campanhas e peça-chave para que elas ganhem vida.

     

    Mais uma ação que chega para provar isso é a que foi criada para promoção do Mitsubishi Outlander Sport.

     

    Com o conceito de destruir toda e qualquer tipo de pretensão, a 180 LA criou um aplicativo que 'destrói' posts supostamente pretensiosos dos contatos do Facebook. E, depois de destruí-los, o carro passa por cima dos tais posts convencidos e cheios de si.

     

    E aí, vale arriscar a amizade?

    O Outlander chegou para acabar com as pretensões...

     

     

    Bom feriado!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 03/09/2012

    Candy Chang é uma artista americana que encontrou na troca com os outros a chave de sua arte e a principal inspiração.

     

    Suas exposições (quase sempre em tons urbanos!) requerem a participação e as palavras dos transeuntes, dos vizinhos, dos interessados, dos que querem falar e dos que buscam uma forma de expressar uma vida, uma idéia e uma história.

     

    A arte de Candy toca por que a gente pode se ver ali, no que é simples e efêmero. Pode se encontrar. Pode participar. E pode, sobretudo, se reconhecer no outro.

     

    É reconhecendo que se entende.

    Conheça algumas das obras da artista:

     

    1- Before I die: Depois de perder alguém que amava, Candy passou a pensar na morte e no que era importante para as pessoas que estavam ao seu redor. Com a ajuda de amigos, transformou uma parte de uma casa abandonada em New Orleans num quadro negro e, usando stencil, grifou:'Antes de morrer eu quero__________'. No outro dia, o muro estava completamente escrito com os mais diversos pensamentos e desejos.

     

     

     

     

    2- Looking for love again: Com o objetivo de conhecer melhor a história do prédio mais alto de Fairbanks (que  já foi apartamento, hotel e que hoje está desocupado há mais de dez anos), Candy convidou os antigos moradores e transeuntes da rua em geral a contar suas memórias que se passaram no prédio, que foi coberto com o nome da criação. Quadros negros foram espalhados pela área do edifício para que as pessoas escrevessem suas lembranças e contassem o que desejavam para o futuro da construção.

     

     

     

     

    3- Career Path:  Numa via em Turku (na Finlândia) conhecida por 'Carrer Path' por ser principalmente percorrida pelos alunos em direção a universidade, a intervenção urbana de Candy perguntava o que as pessoas gostariam de ser quando eram pequenas e o que gostariam de ser hoje, já adultas. A artista queria lembrar a cada um o que era sonhar alto e refletir sobre as maiores escolhas da vida. O sol, a chuva, o trânsito e o clima irão apagar as respostas, mas as reflexões permanecem...

     

     

     

     

    'Quando eu era pequeno, eu queria ser paleontólogo. Hoje eu quero ser feliz'.
    'Quando eu era pequeno eu queria ser gentil. Hoje eu quero ser comissário de bordo'.
    'Quando eu era pequeno eu queria ser motorista de caminhão. Hoje eu quero ser ??'

     

    4- Confessions: Todos temos segredos? E quem de nós estaria disposto a confessá-los para uma exposição? É isto que o público que visita Confessions faz: Entra numa cabine e escreve num pedaço de madeira o que quer que seja revelado, fazendo com que isso seja, basicamente, o espírito da exposição em si. Inspirada livremente no Catolicismo, no blog Post Secret e nos templos xintoístas, a exposição recebeu mais de 1500 confissões, sendo que mais da metade eram sobre amor, medo de morrer sozinho e sexo. O objetivo é mostrar que nós não estamos sozinhos nos nossos medos, experiências e batalhas enquanto buscamos nossos caminhos para uma vida plena.

     

     

     

     

     

     

     

     

    E você, se vê no outro?

     

    Para conhecer mais da arte de Candy Chang, clique aqui.

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 31/08/2012

    A arte de Andy Warhol consistia em tornar memorável aquilo que era comum. Em ver, através de um novo prisma, as mesmas coisas cotidianas já tão vulgares. Era trazer novidade para a mesmice.

     

    Fazia leituras coloridas de símbolos do pop, e, através de sua Factory lançou filmes e toda uma nova cultura nova-iorquina. Era cool fazer parte da staff daquela figura magrela e meio esquisita.

     

    Em 1962 lançou uma de suas obras mais memoráveis, as latas de sopa Campbell's.

    Reproduzidas a exaustão através de serigrafia e variações de cor, as imagens do produto acabaram também por se tornar ícone.

     

    E agora, cinqüenta anos depois, é a vez do produto homenagear o artista e lançar edições especiais da famosa latinha. Só que agora, com a cara e as cores de Warhol.

     

    Que tal?

     

     

     

     

     

    É certo que há discussões sobre sua importância para a arte, mas é inegável que a publicidade deve muito a ele. Andy fez o cotidiano e o comum parecerem mais interessantes. Ou, pelo menos, mais coloridos.

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 29/08/2012

    Hermeto Pascoal e seus 'tons, sons e dons geniais' já nos provou que é possível ouvir, ver, sentir e extrair música de qualquer objeto inanimado, de coisa alguma que componha o ambiente e de nós mesmos.

     

    Porém, é sabido que, para conseguir a musicalidade que Hermeto vê e sente na vida e no mundo ao seu redor, é preciso ser - como ele - um gênio.

     

    Agora, já teria Pascoal pensado em ser ele mesmo o multi-instrumentista de sua própria banda formada somente por... músculos?!

     

    Terry Crews pensou. E fez acontecer.

    A Old Spice bancou a inovação e a criatividade da Wieden + Kennedy (de Portland) no Muscle Music e, mais uma vez, trouxe traços de ousadia e surpresa em suas campanhas.

     

    Em parceria com a Vimeo e com as produtoras MJZ e The Mill, também é possível a completa interação do público quando o usuário se transforma no cérebro de Terry e comanda cada músculo do homem através do seu teclado. O objetivo é dar a liberdade a cada um de compor seus próprios hits para a Old Spice.

     

    Será mesmo que a música está em todos nós?

    Vamos testar com Terry Crews e Old Spice...

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 29/08/2012

    Hermeto Pascoal e seus 'tons, sons e dons geniais' já nos provou que é possível ouvir, ver, sentir e extrair música de qualquer objeto inanimado, de coisa alguma que componha o ambiente e de nós mesmos.

     

    Porém, é sabido que, para conseguir a musicalidade que Hermeto vê e sente na vida e no mundo ao seu redor, é preciso ser - como ele - um gênio.

     

    Agora, já teria Pascoal pensado em ser ele mesmo o multi-instrumentista de sua própria banda formada somente por... músculos?!

     

    Terry Crews pensou. E fez acontecer.

    A Old Spice bancou a inovação e a criatividade da Wieden + Kennedy (de Portland) no Muscle Music e, mais uma vez, trouxe traços de ousadia e surpresa em suas campanhas.

     

    Em parceria com a Vimeo e com as produtoras MJZ e The Mill, também é possível a completa interação do público quando o usuário se transforma no cérebro de Terry e comanda cada músculo do homem através do seu teclado. O objetivo é dar a liberdade a cada um de compor seus próprios hits para a Old Spice.

     

    Será mesmo que a música está em todos nós?

    Vamos testar com Terry Crews e Old Spice...

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 27/08/2012

    Muito usado por artistas e escritores renomados como Picasso, Van Gogh, Oscar Wilde, Bruce Chatwin, Matisse e Hemingway ao longo dos séculos, o Moleskine quase ficou esquecido na era digital.

     

    Quase.

    Porque o hype voltou há alguns anos e continuou materializando o charme de se ter um bloco de anotações, idéias, desenhos ou qualquer outra coisa que a alçada da criatividade do dono permitisse chegar.

     

    Mas, por mais que o status analógico ainda fosse forte, era preciso modernizar.

    Era necessário que o caderninho fosse digital, mesmo sendo físico.

     

    E daí surgiu o Evernote Smart Notebook.

    Uma mistura das anotações físicas e digitais, permite que o dono faça uso de novos recursos como o taggeamento e a indexação através dos 'Smart Stickers', que permitem categorizar as páginas e organizar melhor as anotações.

     

    Ou seja, você continua escrevendo lá no seu charmoso Moleskine e mantendo ares de escritor do Século XIX, só que agora terá um aplicativo do Evernote para digitalizar as anotações através de uma fotografia.

     

    Achou legal e quer conhecer mais do funcionamento e da transição do tradicional ao moderno? Veja o vídeo abaixo:

     

     
     
    Aqui para baixar o aplicativo.
    E aqui o Smart Notebook em pré-venda.
    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 24/08/2012

    Acusado formalmente pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) e através de testemunhos dados por outros atletas, Lance Armstrong acaba de perder todos os seus sete títulos da Volta da França por doping.

     

    Pois é, um dos grandes campeões da Tour de France foi banido do ciclismo e já não é mais tão dourado assim...

     

    Méritos, deméritos, enganações ou dopings a parte, a grande inspiração para o Livestrong da Nike empresta a sua imagem a duas das melhores ações da marca.

     

    Vamos relembrá-las?

     

    A primeira e mais conhecida ação que originou algumas outras, é, sem dúvida, a Livestrong.

     

    Símbolo máximo da campanha pela força, vontade de viver e superar os obstáculos, a pulseirinha amarela de silicone não tardou a ser pirateada e impressa em dezenas de outras cores.

     

     

    Lançada pela Nike com a agência Wieden + Kennedy, a venda do objeto tinha sua renda revertida para a Lance Armstrong Foundation, que promovia pesquisas sobre o câncer e buscava encorajar as pessoas a viver de maneira forte e completa, apesar da doença. 

     

    Com enorme popularidade no verão americano de 2004, o uso da pulseira era considerado fashion e acabou inspirando outras marcas a fazer uso do mesmo recurso, porém com outras causas.

     

    O sucesso foi tanto que, em seis meses, angariou cerca de U$25.1 milhões para a Fundação do atleta. Até hoje, foram vendidas 80 milhões de pulseiras.

     

    A campanha trouxe em seu encalço alguns vídeos memoráveis e de forte apelo emocional, como estes dois:

     

     

     

     

    A segunda ação da Nike é resultado direto do sucesso da primeira. Traz em si alta criatividade, poder de surpresa e - muito importante! - participação direta das pessoas.

     

    Durante a 96ª Tour de France, a Nike imprimiu (literalmente!) mais de cem mil mensagens coletadas no site da marca na estrada do percurso da prova, que dá mais ou menos 3.500km.

     

     

    Funcionava assim: as pessoas entravam no site, mandavam uma mensagem positiva ou honravam os seus que se foram em detrimento da doença e, através do Chalkbot (uma geringonça desenvolvida especialmente para colocar em prática a idéia!), essas palavras foram impressas em todo o circuito.

     

    Depois de marcar as mensagens das pessoas no asfalto, o Chalkbot fotografava a impressão (acompanhada da localização por GPS, data e hora!) e mandava pro site da Nike, onde foi feita uma galeria com as imagens.

     

    Legal, né?

     

    Conheça um pouco mais do case:

     

     

    A pergunta que fica é: O que será dessas campanhas e ações que tocaram as pessoas tão profundamente depois da queda de seu ícone e principal inspiração?

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 22/08/2012

    Nos já falamos sobre os riscos de não praticar a direção defensiva ou guiar sob efeito de álcool e drogas aqui e aqui.

     

    Com soluções mais elaboradas ou simples (porém não menos criativas), as agências e seus clientes têm buscado mostrar de forma eficaz o que pode acontecer se o motorista conduz o veículo sem estar completamente consciente dos seus atos e ações.

     

    Que a prática da direção defensiva salva vidas - a sua e a dos outros - é fato, ninguém duvida. Mas as pessoas parecem se esquecer (propositalmente, talvez?) da máxima quando se referem a elas mesmas ou a própria capacidade de dirigir.

     

    Então, para chamar a atenção e mais uma vez tentar sensibilizar os condutores para a prática correta da condução, o Hard Rock Cafe apostou na idéia dos criativos da McCann Erickson e bancou esta ação em Nova Deli (cidade conhecida por seu trânsito caótico) ainda no ano passado.

     

    A idéia é simples, mas tenta chocar ao mostrar um carro completamente coberto (sem nenhuma visão do condutor!) e com os dizeres:'Beber e dirigir é tão perigoso quanto'. A ação esteve presente nas principais avenidas da cidade indiana.

     

    Conheça um pouco mais do 'carro cego':

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 20/08/2012 A Natura e os elogios no cinema

    Para promover a linha de cuidado com os cabelos Natura Plant, a Natura foi ao cinema e resolveu inovar na maneira de elogiar a mulher.

     

    Em parceria com a Ingresso.com, a ação criada pela ID\TBWA perguntava, durante a compra das entradas, se a pessoa levaria uma mulher. Caso a resposta fosse afirmativa, havia a possibilidade de gravar um vídeo (elogioso, obviamente!) a ser exibido na tela do cinema antes do filme começar.  

     

    Para conhecer a ação em detalhes e os resultados das declarações mais inesperadas, confira o vídeo case explicativo que a marca disponibilizou.

     

    Afinal, que mulher não gosta de receber um elogio?

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 17/08/2012 E por falar em Happy Hour...

    Hoje é sexta-feira, dia de começar a relaxar.

    Dia de confraternizar, de tomar uma cervejinha descompromissada no fim do horário comercial, dia de pensar nas horas livres que estão por vir, dia -enfim- das horas felizes...

     

    E, que tal uma Budweiser?

    Para fazer (ainda mais!) parte do happy hour, a marca de cerveja inovou com o Bud Clock.

     

    A ação, criada pela Rivas Herrera Y&R, consiste na idéia de que o happy hour não precisa acabar. Ou melhor, que você determina a hora que o seu acaba.

     

    Funciona assim: A cada Budweiser comprada, você ganha um minutinho a mais nas preciosas horas. E, para 'ganhar tempo', tudo que a pessoa precisava fazer era aproximar o apoio de copo de chopp do Bud Clock que, por um QR Code, garantia os tais 60 segundos...

     

    Quer ver?

     

     

    Já pensou se a moda pega?

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 15/08/2012

    Imagine viver em um país onde 6% do PIB vem dos 4 milhões de trabalhos informais. Esse país se chama México.

     

    E sabemos que trabalhos informais requerem, além de muita criatividade para vencer os obstáculos e fazer dar certo, capacidade móvel e tolerância para suportar grandes cargas. Se essa estrutura puder sair a um preço baixo, melhor ainda.

     

    Certamente esta logística  - ou a falta de instrumentos existentes - foi o catalisador de idéias da agência Dialog Publicis (México) que auxiliou a criação desta ação de guerrilha para a Renault Kangoo.

     

    Seguindo o conceito de que Renault Kangoo ajuda no transporte e na mobilidade do seu negócio, basicamente os veículos da marca foram modificados e adaptados para atender e suprir a necessidade de cada comerciante.

     

    Depois (em abril deste ano), foram espalhados pela Cidade do México para mostrar que a idéia funciona, independente do tipo de negócio.

     

    Quer ver que funciona?

     

    :

     

    Será que chega na 25 de Março?

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 13/08/2012 Os oitenta anos do Lego

    Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen em 1934 e fabricado em larga escala pelos idos dos anos 1950, o Lego completa 80 anos com o mesmo charme e criatividade de sempre.

     

    Com incontáveis fãs e releituras espalhados por todo o mundo, o brinquedinho que permite inúmeras criações continua ganhando cada vez mais adeptos e novas formas de construir e montar.

     

    Da fusão de duas palavras dinamarquesas leg godt (ou, em bom português, 'brincar bem') surgiu o seu nome e, oitenta anos depois de sua criação, emprega mais de 10.000 pessoas em 140 países diferentes, além de ocupar a primeira posição no segmento de brinquedos para crianças dos três meses aos dezesseis anos.

     

    E, para comemorar tanto sucesso, acabam de lançar um curta animado para contar a própria história.

     

    Que tal conhecer um pouco mais de um dos brinquedos preferidos de muitas gerações?

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 10/08/2012 Pais, cerveja e refrigerantes...

    Qual a mensagem que  você gostaria de passar ao seu pai no próximo domingo?

     

    Quer falar sobre companheirismo? Sobre amor incondicional? Sobre as mais ridículas situações que você o fez passar? Sobre a tal da 'vergonha alheia' a qual ele foi submetido por sua causa? Sobre as tardes de futebol regadas a cerveja? Sobre as lágrimas que ele enxugou e nem precisou saber os motivos para estar ao seu lado? Sobre a celebração da amizade, do amor e de que muito pouco importa qualquer outra coisa além da magia dessa relação?

     

    Pois bem, dois comerciais e uma ação reúnem -basicamente- isto.

     

    O primeiro é um filme da Sprite.

    Ao som dos Bee Gees, o filme (que nem é tão novo assim) mostra o que um pai não faz por sua filhinha sem se importar com o ridículo que possa passar.

    'Você não sabe como é, baby, você não sabe como é amar alguém do jeito que eu amo você'.

    De pai para filha:

     

     

     

    O segundo vem da mesma empresa, a Coca-Cola.

    Dessa vez, aproveitando-se de um famoso viral da internet, a marca mostra que o amor pouco tem a ver com burocracias, e que, pela paz de um filho, o pai faz de tudo.

    Menos lágrimas, mais abraços e aconchego:

     

     

     

    A terceira é uma ação da Heineken que tem tudo a ver com passar 'vergonha' em nome do amor, com tardes de domingo de futebol no sofá e com o companheirismo que permeia esta relação. Criação da Wieden+Kennedy Brasil  e trazendo a proposta de 'não tenha vergonha do seu pai no Facebook', a Heineken vem com um aplicativo que desafia o usuário a compartilhar em seu próprio mural tudo aquilo que o pai publicar na rede. E com orgulho. Para estar entre os 30 filhos ganhadores dos prêmios, basta baixar o aplicativo e selecionar seu pai nos seus contatos.

    Curte ou compartilha?

     

     

     

    Feliz dia dos pais aos nossos melhores amigos e maiores exemplos!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 06/08/2012

    Sabe aquele filme com a Drew Barrymore que a cada manhã, ao acordar, ela esquecia de toda a vida ou mesmo do que tinha feito ontem?

     

    Pois bem,  jeito dado para contornar esse problema no filme era fazendo a personagem assistir a um vídeo que contava quem era ela, como vivia e quem eram as pessoas que faziam parte da sua vida ou do seu entorno.

    É um modo prático de solução, não se pode negar.

     

    Agora, já imaginou se o Facebook fizesse o papel desse instrumento de recobrar a memória ou mesmo de contar a história da vida de cada um?

    Zuckerberg imaginou. E fez acontecer.

     

    Há mais ou menos dois anos - perto de quando conseguiu atingir 500 milhões de usuários-, o Facebook convidou as pessoas para contarem as próprias histórias que tinham, também como personagem, o próprio site.

     

    Dentro desses roteiros pessoais, a equipe de Zuckerberg encontrou uma história em especial e resolveu escolhê-la para ser a primeira documentada: a de Mayank Sharma.

     

    Indiano de Nova Deli, Sharma contraiu uma doença no sistema nervoso central que o fez perder todas as memórias dos primeiros 27 anos de vida. Dessa vez, a solução e o instrumento usado para retomar as suas lembranças foram o Facebook, quando começou a buscar pessoas e tentar reunir suas próprias histórias.

     

    Eis mais uma utilidade do Facebook.

    E aposto que você nem tinha pensado nisso.

     

    Conheça o depoimento de Mayank Sharma:

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 03/08/2012

    Depois de perder mercado para a Starbucks, a Dunkin' Donuts voltou a investir no mercado de café.  E veio com criatividade, trazendo inovações 'futurísticas' dentro da publicidade.

     

    Assinada pela Cheil Worldwide, a ação criada para a marca se chama 'Flavor Radio' e a cidade escolhida para protagonizá-la foi justamente uma das maiores consumidoras de café do mundo, Seul.

     

    Funciona assim: Cada vez que o anúncio tocava no rádio de alguns metrôs e ônibus da capital da Coréia do Sul, o cheirinho de café era prontamente liberado por um vaporizador. 

     

    Além de inovadora, a ação trouxe resultados diretos, já que trouxe uma crescente  de 16% no número de consumidores das lojas e gerou um aumento de 29% nas vendas do café.

     

    E, como se fosse pouco atingir a mais de 350 mil pessoas, a 'Flavor Radio' ainda faturou um Leão de Bronze este ano em Cannes.

     

    Gostou da idéia?

    Conheça um pouco mais do case:

     

     

    E aí, deu água na boca?

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 01/08/2012 Vuitton e Ali: sonho e palavra

    É bem verdade que muitos dos maiores sonhos e também das maiores lições e conquistas do homem vêm do esporte.

     

    São momentos de sonhos e superações.

    Momentos eternizados, quase sempre lembrados em conversas, citados como exemplos e catalisadores de emoções.

     

    Agora, quem diria que uma marca de alto luxo como a Louis Vuitton interpretaria em sua coleção palavras de um dos maiores campeões de todos os tempos - Muhammed Ali - de um esporte tão pouco lembrado dentro do universo feminino em que a marca se posiciona?

     

    Pois é!

    Assinados pela Ogilvy & Mather Paris, com direção de Stuart A. McIntyre e com atuação de Yasiin Bey (também conhecido por Mos Def) no papel principal, os filmes trazem um pouco da emoção tão presente nos esportes para o mundo da moda.

     

    Vuitton e Ali, você acha que essa mistura pode dar certo?

    Confere.

     

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 30/07/2012 Os 50 anos da Havaianas

    Originalíssimas do Brasil, a Havaianas celebra 50 anos de vida e alguns de paixão nacional.

     

    Ícone do verão e de um certo glamour descompromissado que combina até com calça jeans, as sandálias viraram marca forte dentro do país e ganharam os corações de alguns adeptos lá fora.

     

    Para comemorar tanto sucesso, dessa vez a criação deixou de lado os filmes engraçadinhos com atores globais e investiu numa bonita animação.

     

    Assinada pela AlmapBBDO, veja como as tradicionais azul e branca viraram símbolos fashion com vários modelos e cores. ...Mas que continua sem deformar, sem ter cheiro e sem soltar as tiras.

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 27/07/2012

    Depois do sustinho nos torcedores do Ajax com suas câmeras dentro do provador, agora a Adidas chega com mais uma surpresa aos fãs do esporte.

     

    Na iminência do início dos Jogos Olímpicos, a marca convidava transeuntes de um shopping center na Inglaterra a mostrar seu apoio ao país numa cabine de fotos.

     

    Então você entra e começa a posar para a foto quando de repente... Surge David Beckham! Que tal? Mesmo cortado da delegação olímpica e demonstrando chateação pelo fato, o inglês não deixou de lado seu espírito esportivo e abraçou a causa. E os fãs.

     

    Já pensou se a Nike resolve fazer isso por terras tupiniquins com Ronaldo?

     

     

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 25/07/2012 Rugbeer: Rugby, cerveja e vending machine

    Todos os dias publicitários se desdobram para conseguir idéias novas, ações inovadoras ou algum tipo de novidade que seja capaz de parar a atividade cotidiana das pessoas para que elas prestem atenção em algo.

     

    Porém, depois da chuva de flash mobs e QR Codes, a bola da vez parece ser mesmo as vending machines.

     

    A Coca-Cola é fã da técnica e provou isso com o case 'Hug me machine'. Mais recentemente, a marca adaptou a idéia de uma ação com uma máquina e lançou a 'Refil Happiness'.

     

    Pois bem, ao contrário da máquina que trocava um abraço pelo refrigerante, dessa vez você só ganha a cerveja se, literalmente, meter a porrada. É o que ficou conhecido em terras portenhas como Rugbeer.

     

    Para divulgar a cerveja Salta na província homônima, a Ogilvy veio com  a idéia de unir a máquina de vendas ao esporte mais apreciado no norte da Argentina: o Rugby.

     

    Confere a ação:

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 23/07/2012

    Que atire a primeira pedra quem não é fã da velha e boa máquina de refil.

    Poder repetir quantas vezes desejar o refrigerante durante a refeição ainda é algo que enche os olhos - ou a boca - de muitos.

     

    Imagine agora que esta mesma máquina, com o mesmo mecanismo, não é de refrigerantes, e sim de créditos para celular a ser convertido em conexão mobile.

    Gostou?

     

    Criada pela Ogilvy Brasil a 'Refil Happiness' é bem simples de usar: basta que o usuário baixe o aplicativo no aparelho a receber os créditos e, com o celular fazendo as vezes de copo, a pessoa tem que somente enchê-lo ao apertar o gancho da máquina.

     

    Recarregue sua conexão.

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 20/07/2012 Pedal Minnesota: Um incentivo ao uso da bicicleta

    As cidades crescem desordenadamente dia após dia.

    Megalópoles enfrentam problemas cada vez mais cotidianos, sejam eles as superlotações de hospitais e demais estruturas urbanas ou, ainda mais comuns, o aumento de carros nas ruas, que gera trânsitos quilométricos e pouca paciência nos motoristas.

     

    O péssimo transporte público no Brasil está - certamente - ligado ao aumento dos automóveis em circulação, mas algumas pessoas já começaram a optar pela bicicleta como principal meio de transporte, ainda que ela ofereça riscos iminentes ao condutor.

     

    Campanhas de incentivo ao uso da bicicleta pipocam pelos quatro cantos do mundo, mas a Pedal Minnesota se fez notável.  A iniciativa é assinada pela Colle + McVoy e conta com uma ação bastante interessante, que é a transformação de pontos de ônibus numa espécie de estação para cuidados com a bicicleta. Lá os condutores da 'magrela' encontram ferramentas, mecânicos de bicicleta (nos fins de semana) e compressores de ar elétricos para breves reparos.

     

    Além da estrutura oferecida a quem gosta de pedalar, a campanha também foi divulgada através de um site, peças e filme.

     

    Ficou com vontade de pedalar?

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 18/07/2012

    Quem já viajou pelo Leste Europeu, pela Ásia, Oriente Médio ou qualquer outra região que tenha um idioma foneticamente diferente do seu, sabe a dificuldade que se passa na hora de pedir informações ou pronunciar nomes das ruas.

     

    Sendo a localização um item essencial na hora de aproveitar a viagem da melhor maneira,  o melhor jeito é se preparar com antecedência e aprender - pelo menos um pouco - de uma ou outra pronúncia dos lugares aonde se quer chegar ou para onde se quer ir. Ou, pelo menos, era assim que costumava funcionar.

     

    A norte-americana Momo Miyazaki e o francês Andrew Spitz moram em Copenhagen e resolveram dar uma forcinha àqueles que, como eles, sofrem na hora de verbalizar os nomes das ruas da cidade.

     

    Para dar uma mão a quem anda pela Dinamarca, eles criaram uma instalação que, literalmente, fala o nome da rua. É bem simples: o turista chega, aperta o botão da máquina e pronto, ouve a pronúncia exata do nome da rua onde está.

     

    Agora viajar ficou mais fácil.

    Pelo menos por terras dinamarquesas...

     

    Vai uma aulinha aí?

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 16/07/2012

    A ecologia, o meio ambiente, a sustentabilidade e aumento da temperatura global há algum tempo estão presentes na agenda da publicidade e de alguns meios de comunicação.

     

    Eventos para discutir idéias e debater soluções ligadas ao tema do desgaste ambiental também já ocupam páginas de notícias e campanhas nas redes sociais.  Empresas já buscam selos de responsabilidade ambiental, mudando algumas de suas estruturas em prol da preservação do ambiente e de menos impacto do planeta.

     

    Dentro desta esfera, um dos assuntos mais debatidos é, sem dúvida, a questão do aumento da temperatura da Terra: seja porque sentimos na pele os verões cada vez mais rigorosos ou porque conhecemos alguns dos perigos do degelo das calotas polares.

     

    Há 800 mil anos o Ártico é uma região gelada, mas que agora vem correndo sérios riscos de ser afetada por conta de explorações e impactos negativos no meio ambiente.

     

    E foi pensando nisto que o Greenpeace trouxe  a campanha Save the Arctic. Para conscientizar, mobilizar e tentar mudar a situação de risco que vive hoje a região. O vídeo da campanha conta com a locução de Jude Law e a trilha sonora do Radiohead.

     

    Já pensou num urso polar vagando perdido no meio de Londres?

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 13/07/2012 Renault em: 'The Facebook Storytelling Campaign'

    Para promover sua página no Facebook, a Renault da Holanda contratou a agência Dorst & Lesser e eles assinaram a nova campanha interativa da marca.

     

    O centro da narrativa está em vovó Hilda e seu Renault 4, automóvel querido por ela, mas parado na garagem. Considerando-se muito velha para dirigir, a senhora queria presentear o carro para alguém, mas tinha que ser uma pessoa que o amasse tanto quanto ela.

     

    Convidados a dar uma olhada no aplicativo, os usuários jogavam um tipo de 'esconde-esconde' virtual e tinham como objetivo taggear o lugar onde acreditavam estar a chave perdida. Saía vencedor a pessoa que mais se aproximasse da localização real da chave.

     

    Com a campanha, a marca conseguiu dobrar o número de fãs no Facebook  e recebeu 10.293 tags.

     

    Funcionou, né?

    Conheça um pouco mais do case:

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 11/07/2012

    Os nativos digitais, diferentemente das gerações anteriores a sua, não mais imaginam o futuro (até mesmo o conceito de 'futuro' mudou) como um circo espacial, com carros alados, teletransporte e materialização do espectro. Eles imaginam o futuro como ele pode ser, como ele talvez possa vir a ser. E esteticamente, é mais perto do que temos hoje.

     

    Criado pela Twofifteen McCann, a Microsoft traz um novo filme comercial que mostra as inovações da marca que estão sendo desenvolvidas a partir da idéia do que as crianças imaginam para o futuro.

     

    Ao passo que vão narrando sua visão, é possível ver projetos já em curso e que, obviamente, não estão tão lá no futuro assim...

     

    'Nós queríamos ver o futuro,

    então perguntamos as pessoas que têm a visão mais ousada.'

     

    Quer brincar de ver o futuro também?

    Eles dizem que 'com um pouco de imaginação qualquer coisa é possível...'

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 06/07/2012 Deixa a menina jogar

    Há momentos em que os jargões 'isso é coisa de menina' ou 'isso é coisa de menino' parecem definir a vida de uma criança.

    E, às vezes, até mesmo define: preferências de cores, hábitos, escolhas, filmes, livros, esportes...

     

    Pesquisas mostram que meninos e meninas que têm entre 6 e 9 anos possuem o mesmo interesse pelos esportes mas que, aos 14 anos, as meninas deixam a prática de lado para se dedicar a outras atividades.

     

    E esse é o mote para 'Keep her in the game', a nova campanha da Gatorade.

    Com produção da Furlined e dirigido por Douglas Avery, o filme apresenta a Women's Sports Foundation e tenta estimular a prática de esportes.

     

    Deixa a menina jogar...

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 04/07/2012

    O fato é que estamos muito próximos do início de um dos mais prestigiados e mais antigos eventos esportivos do mundo, as Olimpíadas.

     

    E, surpreendentemente, pouco temos ouvido falar a respeito. Boicote da Globo? Falta de anúncios por parte da Record? Apatia generalizada com a seleção Canarinho e com os demais representantes brasileiros? Bem, isso é uma outra discussão...

     

    Alheios a tudo isto, a BBC veiculou uma animação 3D assinada pela Passion Pictures que busca apresentar o evento ao público.

    Com produção da Red Bee Media e conceito da Rainey Kelly Campbell Roalfe Y&R,  a animação é também parte da campanha de marketing da Olimpíada de Londres e mostra sua abertura.

     

    A animação conta com cenas dos atletas em preparação e competição, num Reino Unido que é um estádio, e o público ocupando os melhores assentos.

    'First Steps by Elbow', a trilha sonora, estará disponível para download no dia 27 de julho e a renda arrecadada vai para o BBC Children in Need e Sport Relief.

     

    Quer ver?

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 02/07/2012

    -O que tanto mulher faz no banheiro?

    -Porque ela só vai com a amiga ou com outra mulher?

    -O que acontece lá?

    -Porque demoram tanto?

     

    Que atire a primeira pedra o homem que nunca se perguntou isso, ou perguntou a outro homem, ou teve invadido o seu pensamento por essas questões a cada ida ao bar com a namorada.

     

    Na tentativa de responder, a Axe trouxe uma nova ação que possibilita ao homem uma 'espiadinha' dentro do templo dos mistérios que é o banheiro feminino.

     

    A 'Axe Peephole Experiment' funciona assim: através de QR Codes, o curioso ativava via smartphone um filme curtinho que exibia uma mulher ajeitando suas roupas. Depois da exibição, vinha o convite com o link da fan page para ver mais cenas. Já no Facebook, era possível assistir a cenas, digamos, 'censuradas'. desde que o usuário compartilhasse aquele conteúdo com mais cinco amigos.

     

    Idealizada pela DDB Latina e tendo Porto Rico como cenário, a curiosidade masculina rendeu à marca um crescimento de 53% em interações sociais, 602% de aumento em visualização e feedbacks e 23% do target atingido.

     

    Quer ver?

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 27/06/2012

    A impactante ação assinada pela Ogilvy (Bangkok) para o Thai Health Foundation mostra o quanto a gente se esquece do mal que pode fazer alguns dos nossos próprios atos.

     

    Suponha ser fumante e estar com um cigarro na boca quando chega uma criança e lhe pede emprestado o seu isqueiro. O que você faria?  Consegue imaginar uma reação? Por acaso ela envolve um discurso sobre os malefícios do cigarro? E porque ele não é aplicado a você mesmo?

     

    -Então porque você fuma?

    Antes de dar exemplo é preciso ser exemplo.

     

     

     

    P.S.: Não custa lembrar que a ação chegou a ficar no shortlist de Promo em Cannes 2012. 

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 22/06/2012

    Fato amplamente conhecido é que a droga não destrói apenas a vida do usuário. Ela atinge, sobretudo, o seu entorno.

     

    Mas agora a Darthmouth Films joga uma nova luz sobre o vício e conta, também, como é a vida de quem produz.  O documentário busca conscientizar o usuário e a população em geral do Reino Unido (um dos maiores consumidores da Europa) sobre a morte de inocentes ocorridas durante o processo da fabricação e da indústria da droga, principalmente no 'distante terceiro mundo' da América do Sul.

     

    A Leo Burnett de Londres assumiu a tarefa de promover 'Cocaine Unwrapped' e, para isso, criou dois filmes bem criativos, que impressionam por sua qualidade gráfica e capacidade de transmissão da mensagem.

     

    Ignorando os textos 'tradicionais' quando o assunto é o uso de drogas, os vídeos fazem uma pergunta bem simples:

    -Você sabe o que está debaixo do seu nariz?

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 20/06/2012

    Você já parou para reparar suas feições registradas por câmeras de segurança ou mesmo como costuma se comportar enquanto caminha pela rua?

     

    Entre sorrisos, estresses, tensões, canções e desprendimentos, não há como precisar com exatidão, já que são reações desencadeadas por diferentes situações. 

     

    Entretanto, as câmeras de segurança da Coca-Cola optaram por registrar apenas os momentos mais relaxados, felizes e sorridentes de cada um. Aqueles instantes que valem a pena serem vividos, lembrados e assistidos.

     

    Com soundtrack do Supertramp e produção da Landia, a mensagem final convida a todos a olhar o mundo de uma maneira - pelo menos um pouco - diferente.

    Quem sabe não se trata de uma questão de mudança de foco e lentes?

     

    Vamos tentar?

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 18/06/2012

    Um dos representantes do Brasil em Cannes, a ação do 'Bafômetro Redondo da Skol' é usada em tom de brincadeira para tratar de um assunto que precisa ser levado a sério: a combinação de álcool e volante.

     

    A idéia é que os consumidores, ao saírem do Bar Memorial, eram submetidos ao Bafômetro Redondo para que pudessem abrir a porta e assumir a direção do carro.

     

    Se a medida do álcool era moderada, o consumidor poderia sair e pegar a chave.

    Caso a pessoa tivesse exagerado na dose, a porta não era aberta, a chave prendia e a Skol pagava a conta do táxi para levar a pessoa em casa. Em uma noite de ação, foram atingidas 700 pessoas que não dirigiram sob o efeito do álcool.

     

    Como o mecanismo da ferramenta funciona baseado nos índices de álcool mostrados pelo aparelho, a porta abriria se o nível etílico fosse baixo e travaria se fosse alto (soando também uma sirene).

     

    Conheça um pouco mais da ação:

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 15/06/2012

    A arte urbana de Banksy, já famosa em todo o mundo, agora ganhou novas formas.

     

    Pelas mãos do fotógrafo Nick Stern, um dos artistas que virou referência nos dias de hoje, ganhou versões live action.

     

    'You are not Banksy' traz algumas das mais célebres ilustrações do artista em forma de fotografia.

     

    Olha só alguns exemplos das versões de Stern para obras de Banksy:

     

     

     

     

     

     

    E aí?

    Stern acertou a mão?

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 13/06/2012 Mentos e o amor intenso

    Como não poderia deixar de ser, o dia 12 de Junho desperta diferentes reações nas pessoas: alguns ficam com o romantismo aflorado, e outros demonstram extrema ojeriza ao dia 'mais comercial do ano'.

     

    Pois bem, um dia depois da comemoração do 'dia do amor', hoje o blog vem mostrar um filme com uma proposta bem diferente da do último post.

     

    Criado pela BBH China, o Mentos não inovou na fórmula do comercial, mas o final é intenso...

     

    Quer ver?

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 11/06/2012 Rider polemiza para o Dia dos Namorados

    Na contramão das campanhas genéricas e das motivações comuns da maioria das marcas para comemorar o dia das namorados, a Rider resolveu ensinar como um ex deve ser tratado.

     

    A ação é de 2011, mas aposto que muita gente continua a nutrir sentimentos não muito gentis ou amigáveis quando se trata do seu ex grande amor...

     

    Então, como tratar?

    Segundo a Rider, é assim que tem que fazer:

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 06/06/2012

    Já pensou que maravilha seria entrar num estabelecimento e poder estacionar rápido, sem ter que ficar dando mil voltas por todos os pisos? Pois é, agora você pode!

     

    Nossa Senhora das Vagas finalmente atendeu às orações que lhe são enviadas diariamente por todos os condutores e iluminou a mente dos homens da ciência com esta nova criação: Um ticket de estacionamento capaz de informar o local onde você pode estacionar e ainda lembrar aonde o carro está depois do passeio.

     

    E como funciona isso?

    Desenvolvido pelos designers Shih Chang-Chi, Huang Shao-Heng e Wang Shou-Yu, a cancela do estacionamento imprime no ticket um mapa indicando um lugar vago aonde você possa parar o carro. Se você é também um desafortunado em termos de memória e não consegue se lembrar aonde o carro está na hora de ir embora, basta consultar novamente seu ticket e ir até o lugar indicado previamente.

     

    Não é mesmo muito bom?

    Tomara que a novidade chegue logo por aqui.

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 04/06/2012

    Certamente a última coisa desejada por um motorista e pelo restante do trânsito é que haja uma colisão entre os carros ou mesmo qualquer outro tipo de acidente automotivo. Entretanto, infelizmente, é algo passível de acontecer.

     

    E é pensando em possibilidades que a Bradesco lança sua nova campanha: Eventos inesperados acontecem sem aviso prévio. Faça um seguro de carro.

     

    Assinada pela AlmapBBDO, a idéia é que o consumidor em potencial bata o carro e, através disso, perceba a importância de estar preparado para os tais eventos inesperados. E, para isso, nada melhor do que o uso das novas mídias tecnológicas e todo o poder da interação sem os riscos físicos eminentes...

     

    Funciona assim, ó:

     
     

    A idéia é legal, mas não é tão original assim se a gente relembrar uma campanha parecida de 2007:

     

    E aí, de qual você gostou mais?

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 01/06/2012 Vestiges: As marcas do homem na natureza

    É fato sabido que a vida do homem causa enormes danos ao planeta.

     

    Exploramos, sujamos, extraímos, cortamos, derrubamos, queimamos, poluímos e pouco fazemos para repor ao ambiente tudo aquilo que tomamos dele.

     

    Pensando nos vestígios que o homem deixa de si por onde passa na natureza, o artista Rob Mulholland instalou seis silhuetas (três masculinas e três femininas) em tamanho real no parque florestal Queen Elizabeth, na Escócia.

     

    Feitas de perspex - um tipo de acrílico e revestidas por um material espelhado - as esculturas buscam fazer com que cada um reflita sobre o impacto do homem no ambiente.

     

    "Inicialmente, o conceito de  'Vestiges' foi uma resposta específica a mudanças histórias relativamente recentes. O sentido de uma comunidade perdida ressoa sobretudo na Escócia, já que muitas comunidades das montanhas foram forçadas a deixar suas terras para dar lugar à criação de ovelhas no século 18".

     

     

     

     

     

     

     

    Bom fim de semana a todos!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 30/05/2012

    Banksy nos ensinou a todos como sair na rua e ver arte pode ser surpreendente e mudar o curso do dia.

     

    Quem antes saiu de casa cabisbaixo, pode abrir um sorriso no caminho ao se deparar com a pura arte da criatividade e das cores, nos meios inesperados e nas mensagens mais simples.

     

    Agora é a vez do artista francês Maurice Mademoiselle colorir as paredes do seu país através de uma street art no mínimo inusitada: colados um a um, os origamis da milenar arte japonesa parecem arco-íris.

     

    Que tal encher seu dia de cor?

     

     
     
     
     
     
     
     
     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 28/05/2012

    Com o objetivo de estimular a opção pela carreira médica voltada à saúde pública, a Agência de Saúde de Quebec (Canadá) criou peças em pontos de ônibus para conscientizar os jovens da importância dessa escolha profissional.

     

    Para ter acesso ao funcionamento da peça, bastava que a pessoa estivesse com um fone ao passar por um ponto e conectá-lo no local indicado.

     

    O fone fazia vezes de estetoscópio, mas, ao invés das  batidas do coração, transmitia uma mensagem e convidava o jovem a seguir a carreira e finalizava disponibilizando o site que possui a mesma campanha em virtual.

     

    Quer ver?

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 25/05/2012

    Boas novas pra quem gosta de um sagrado sorvetinho ao fim do dia, mas não gosta de dividir o bem com o resto da casa (ou com o resto do escritório...).

     

    E quem pode julgar? Coisa mais frustrante é comprar um pote da delícia e, ao abrir o congelador, descobrir que só resta o tacho ou que sumiu o que antes ali estava...

     

    Pois bem, foi provavelmente pensando nisso que a Ben & Jerry's lançou esta novidade: o The Euphori-lock, uma travinha ativada - e desativada - por combinação numérica!

     

    Entretanto, é bom lembrar, que a trava impede apenas a abertura do pote. Vai depender da gula do devastador-do-sorvete-alheio não destruir o potinho de papelão para ter acesso ao tesouro...

     

    Interessou?

    Aqui você consegue o seu.

     

     

     

     

    Bom fim de semana! :)

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 23/05/2012

    Quando a publicidade e a tecnologia conseguem trabalhar juntas a fim de criar algo além do objetivo de  vender, nos deparamos com algumas surpresas positivas e do bem como essa.

     

    O outdoor interativo permite e alerta para que as pessoas que trafeguem diariamente pela Victoria Station (em Londres) denunciem casos de abuso e de violência doméstica.

     

    Dispensando a fotografia de códigos, a localização em um ponto específico e até mesmo o envio de SMS, o outdoor é, na verdade, um conjunto de painéis digitais criado pela agência JWT London para a National Centre For Domestic Violence (NCDV).

     

    Com  boa resposta do público e resultados eficazes, tudo que o usuário tem que fazer é acessar a URL que aparece no painel e afastar o agressor de sua possível vítima.

     

    Quer ver?

     

     

    P.S.: Você já conhece a campanha da Paz contra a violência doméstica? Clique aqui para ver um pouco sobre como a arte pode ajudar no alerta aos abusos.

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 21/05/2012 A ajudinha do Facebook na dieta

    Segunda-feira é o dia universal para começar um regime, certo?

    Pois bem, agora você pode contar com uma ajudinha extra dos seus amigos e do Facebook para vencer o desafio e alcançar suas metas.

     

    Da parceria entre a agência JWT com a Vetor Zero/Lobo e 14bits nasceu o Virtual Fridge Lock, um cadeado virtual com jeitão de app que ajuda no controle das escapadinhas da dieta e que foi desenvolvido seguindo os parâmetros do Meta Real, um sistema de reabilitação alimentar ideal para quem quer perder peso de modo saudável.

     

    O principal objetivo da engenhoca é, sem dúvida, evitar os tão comuns deslizes praticados durante o regime. E, para isso, conta com a vigilância dos seus amigos também no Facebook.

     

    Portanto, nem pensar em dar check-in em alguma fast food ou atacar a geladeira depois de ter publicado na sua timeline que está de dieta, caso contrário, o alarme vai soar...

     

    Quer ver como funciona?

     

     

    E aí, vai arriscar?

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 18/05/2012

    A causa é nobre e faz parte do hall que a gente tem orgulho em divulgar.

    E, causas nobres costumam receber atenção especial do público e dos famosos 'escalados' para as ações.

     

    Criada pela Ogilvy Brasil, esta é mais uma ação onde as redes sociais (aqui o Twitter como protagonista) mesclam-se à vida real para resultados mais concretos.

     

    Em busca de ajuda para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), foram enviados dez convites de crianças em fase de tratamento para dez das mais influentes celebridades brasileiras no Twitter.  O convite vinha com um pedido: o empréstimo - durante o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil - dos amigos e seguidores desses perfis. Ou seja, basicamente pediam o login dos famosos para que pudessem usar sua conta e visibilidade em prol da luta diária contra o câncer e assim chamar atenção para a causa.

     

    Neymar, Kaká, Ronaldo, Ivete Sangalo, Wanessa Camargo, Angélica, Otávio Mesquita, Marco Luque, Anderson Silva e Nando Reis prontamente atenderam ao pedido das crianças. Houve também a adesão de Marcos Mion, Mike Tyson, David Cooperfield, Felipe Neto e Miá Mello. E, como uma coisa puxa a outra, algumas centenas de fãs também fizeram questão de doar seus perfis à causa.

     

    A 'Donate your fame' quase não teve custo e impactou 24 milhões de pessoas no Twitter, o que, em números, representa 40% dos usuários de internet no Brasil. Como resultado direto, as doações tiveram aumento em 460% e atingiram a quantia de US$1000.000,00 para a instituição. Ainda melhor foi o efeito a longo prazo, que fez com que crescesse em 50 vezes o número de doadores mensais (alguns que fizeram doações através da ação e se cadastraram para ajuda financeira mensal automaticamente).

     

    Tantos bons resultados não passaram despercebidos e a ação vai representar o Brasil em Cannes.

     

     

     

     

     

    Bom final de semana a todos!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 16/05/2012

    Visando participação mais ativa da sociedade brasileira e buscando incentivar a troca de idéias, o Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e o Comitê Nacional Organizador (CNO) do Rio+20  lançaram a campanha 'Eu sou Nós'.

     

    Através do envio de fotos, filmes ou textos para o site O futuro que queremos, você poderá fazer parte da Rio+20.

     

    Desenvolvida pela Ogilvy  com a Conspiração Filmes, YB nas trilhas e Gustavo Malheiros fotografando os anúncios, a campanha já conta com a adesão de alguns famosos como Ronaldo, MV Bill, Oscar Niemeyer, Gisele Bündchen e Paulo Coelho, dirigidos por Daniel Lieff.

     

    Para o Diretor da UNIC Rio, Giancarlo Summa,  a campanha "é uma forma de escutar as pessoas, para que não seja só uma conferência de chefes de Estado e de Governo, mas que envolva a população".

     

    As contribuições enviadas para o site do projeto serão exibidas em TV, rádio, revistas e jornais, além das plataformas virtuais.

     

    O evento,  realizado no Palácio do Itamaraty, teve transmissão ao vivo pela internet.

     

     

     

     

    Quer conhecer um pouco mais da campanha?

    Veja aqui os anúncios.

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 14/05/2012 O mundo pelos olhos de uma autista

    Já exibimos aqui ações que mostraram como se sente um portador de Alzheimer ou um filme 3D que mostra os efeitos do álcool quando combinado com a direção.

     

    Pois bem, hoje é a vez de apresentar o mundo visto pelos olhos de uma garota de 17 anos, Carly, que sofre de autismo.

     

    Se a música alta e os excessos de sons, cheiros, visões e toques  servem como estímulo aos demais adolescentes, para Carly eles podem ser perturbadores e andam na contra mão de sua habilidade em tentar manter um diálogo ou mesmo uma conversa normal.

     

    O projeto é assinado pela própria garota e por seu pai, o presidente da agência John St., Arthur Fleischmann.

    E o resultado final é um site cheio de percepções que simula o excesso e a sobrecarga de informações e sensações que acontecem a uma pessoa autista.

     

    Quer conhecer?

    Clica aqui.

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 11/05/2012

    O segundo domingo de Maio costuma ser comovente, tanto pelos sentimentos de gratidão aflorados pelo dia das mães, quanto pelos filmes produzidos especialmente para esta ocasião.

     

    Para a grande maioria de nós, pensar em mãe é pensar nos sentimentos mais emocionais e positivos e, algumas marcas conseguem transformar isso em belos filmes, ora sentimentais ora engraçados.

     

    Veja alguns lançados recentemente para celebrar a data especial.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Sabemos que não é fácil gerar e educar pessoas que possam contribuir para a formação do mundo, portanto, fica aqui a nossa homenagem a estes super-seres.

     

    Bom fim de semana e parabéns a todas as mamães!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 09/05/2012

    É fato incontestável que vivemos na era da conectividade e da interação, ainda que se possa questionar a solidão do dia a dia.

     

    A qualquer momento e em qualquer lugar - contando com a qualidade da internet e de um smartphone  - é possível checar e-mails e estar presente nas muitas redes sociais que fazem parte da nossa rotina.

     

    A publicidade, claro, tem aprendido a fazer bom uso disso.

    Primeiro através dos QR Codes, depois pela realidade aumentada e agora com as telas de LCD, os criativos têm buscado inovação e interatividade com o usuário das redes e possível consumidor do produto anunciado.

     

    Como exemplo, os atuais cases da C&A no Facebook e da joalheria Murat Paris.

     

    No primeiro - e pelas mãos da DM9DDB - o aplicativo Fashion Like contabiliza as curtidas de cada peça no Facebook e atualiza em tempo real o número que aparecem nos cabides feito para ação comemorativa da coleção do Dia das Mães.

     

     

    E, no segundo, a Agência V  criou um anúncio interativo que permite que as clientes em potencial usem seu iPhone para trocar as jóias da modelo e descubram o que, para elas, seria a melhor combinação entre as peças, além de localizar a loja mais próxima.

     

     

    A combinação de tecnologia com publicidade promete.

    E vem cumprindo...

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 07/05/2012 A ousadia da GAP e da Urban Outfitters

    Sem medo de represálias, a GAP e a Urban Outfitters lançaram campanhas ousadas no mercado norte-americano.

     

    As lojas, consideradas tradicionais dentro da cultura do país, investiram em catálogos e anúncios diferentes do que estão acostumados o seu público e causaram polêmica.

     

    No caso da Urban Outfitters a reclamação chegou recheada de munição: mães conservadoras se indignaram e provocaram discussões em fóruns e redes sociais pedindo boicote à gigante da fast fashion. Querem encorajar que as pessoas cancelem sua assinatura no mailing da marca, joguem fora os seus catálogos  e enviem cartas à loja demonstrando o desagrado com a imagem usada na promoção da campanha.

     

    Visando fugir um pouco  do estereótipo de pouco inovadora, a GAP investiu na mudança de imagem: acrescentou cores nas suas roupas e saiu espalhando outdoors com a foto de dois homens abraçados junto à frase 'Be one'  (ou, em bom português, 'seja um').

     

    Será que mães furiosas estão a caminho?

    E aí, o que você acha? É pra tanto?

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 04/05/2012 Sentindo na pele: os testes em animais agora em humanos

    Organizações de proteções a animais já falaram inúmeras vezes das crueldades cometidas contra os bichos durante os testes das indústrias de cosméticos. Mais que isso, já publicaram listas com os nomes de marcas que não fazem uso de testes em animais (conhecidas por cruelty free, ou seja, 'livre de crueldade') e pregaram o boicote àquelas que continuam com a prática.

     

    Ações radicais de todos os tipos já foram feitas, anúncios chocantes já foram impressos e filmes com doses de humor pró-vegetarianismo já foram veiculados.

     

    Nada parecia ser suficiente ou captar tanto a atenção da mídia e do público não-militante quanto nesta última semana, quando a Lush (gigante dos cosméticos e que adere a filosofia de ingredientes naturais em suas fórmulas) resolveu exibir em uma de suas vitrines londrinas o que acontece aos animais presos em laboratórios e usados em testes.

    Só que dessa vez, com uma mulher como cobaia.

     

    Tortura animal é mais aceitável que tortura humana?

    As vaidades justificam os meios?

     

     


     

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 27/04/2012

    Mais uma interação entre publicidade e redes sociais, a Volkswagen prova, mais uma vez, que a mistura deu certo e veio pra ficar.

    E ficará tanto pela criatividade usada no desenvolvimento destas idéias, quanto pelo falatório - e participação -  gerado entre os usuários da rede.

     

    Criada pela agência McCann Erickson de Istambul e batizado de Amarok FlipDrive, a idéia é simplesmente um álbum de fotos que, ao passar 200 imagens com a seta direita do teclado,  dá a sensação de animação.

     

    Se o Smart criou o primeiro comercial via Twitter, a Volks veio inovando com a primeira animação no Facebook.

     

    E aí, de qual delas você gosta mais?

    (Para rever a do Smart, clique aqui.)

     

    Facebook FlipBook from McCann ?stanbul on Vimeo.

     

    Bom fim de semana a todos!

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 25/04/2012

    Não é exatamente uma novidade que publicitários bebem de todas as fontes para que possam surgir com idéias inovadoras e criativas.

     

    Também não se pode dizer que haja um limite sagrado ou uma linha concreta de até onde os profissionais devem ir em busca de inspirações. Eles bebem das idéias e as transformam.

     

    Pois bem, na inexistência de limites exatos de fontes, seria pecado ou profano basear-se na religião para emergir com novas idéias?

    Para a igreja, sim.

     

    E mesmo sabendo que comprariam brigas com instituições religiosas, alguns publicitários insistiram nas suas criações com o aval de seus anunciantes e clientes.

     

    A proibição chega inevitavelmente em alguns países.

    Mas o falatório e a polêmica - objetivo dos anúncios - já foram gerados.

     

    Veja aqui alguns exemplos dessa mistura pouco tradicional, mas que funciona na maioria das vezes...

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 23/04/2012

    Infelizmente os números de mortes e todo o tipo de acidente provocados no trânsito são altos, muito altos.

     

    Tem-se investido tempo e criatividade em algumas campanhas pela conscientização dos perigos de dirigir sob o efeito de alguma droga ou álcool, além de tentar inserir a prática da direção defensiva.

     

    Dentro dessas alternativas criativas, está o uso do recurso 3D.

    Sucesso em Hollywood, ele chegou aos filmes publicitários.

     

    A ação foi feita para a organização Drive Alen e, através de imagens fora de foco, a agência TBWA levou às salas de cinema da África do Sul um filme que faz com que você, literalmente, se sinta na situação exibida: dirigir alcoolizado.

     

    Já se sabe há muito dos péssimos resultados da combinação álcool + direção.

    Agora, é a criatividade e a tecnologia vieram ajudar a divulgar ainda mais esse risco.

     

    Quer ver?

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    2 comentários
  • 20/04/2012

    Já conhecemos a importância do bom uso da criatividade em todos os pilares da publicidade, mas ela é essencial sobretudo nas ações.

     

    Podendo ser interativas e vistas sem filtros pelo público, elas precisam captar atenção e não cometer nenhum tipo de erro de execução, já que são feitas sempre ao vivo.

     

    Esta semana foi especial para esse tipo de divulgação, e por isso trazemos agora o que de melhor foi feito dentro deste âmbito publicitário.

     

    1- Lançamento da TNT HD:

    Para lançar a TNT HD na Bélgica, foi criada uma ação através de um botão vermelho. Lia-se: 'Push to add drama', ou seja, 'aperte para começar o drama'. Muito comentada nos meios publicitários pela inovação, a ação fez sucesso entre os transeuntes da Flemish Square.

    Quer saber o que acontece? Confere:

     

     

    2- Smart e uma nova partida de Atari:

    Sim, mais uma da Smart! Dessa vez, a marca de carros e a agência BBDO Germany criaram um desafio e convidaram a testar a agilidade e a velocidade do carrinho  através de uma partida de Atari.

    É só apertar o play:

     

     

    3- Ford, estacionamento e pinball:

    Sabe quando você fica orando para Nossa Senhora das Vagas enquanto busca por de uma? A Ford sabe. E colocou um pouco de humor nesta tarefa árdua. Para promover o sistema Active Park, a montadora fez do exercício de estacionar uma máquina de pinball. A ação é da Ogilvy Paris.

    Divertido e funcional!

     

     

    4- ONG Oro Verde e a falta de voluntários:

    Desenvolvida pela Ogilvy & Mather de Frankfurt, a ação chama atenção para a falta de voluntários na causa ambiental. Na falta de humanos, árvores foram recrutadas a lutar por uma causa de interesse geral. Esta ação é um grande exemplo de custo barato e solução criativa.

    Ficou curioso pra saber como funciona?

     

    Bom fim de semana a todos!

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 18/04/2012

    Com a proximidade do início do Jogos Olímpicos e a iminência da chegada do Dia das Mães, a Procter & Gable acaba de estrear sua maior campanha.

     

    Criada pela Wieden + Kennedy, a campanha é formada por filmes em diferentes línguas e que serão lançados simultaneamente em vários países.

     

    O conceito central é mostrar o patrocínio da P&G às Olimpíadas de 2012 e também como as mães são decisivas na formação de um atleta vencedor, seja preparando um café-da-manhã reforçado antes dos treinos ou ainda fazendo curativos nos corpos cansados.

     

    Os filmes são dirigidos por Iñárritu e têm trilhas sonoras carregadas de emoção.

     

    Vale a pena ver.

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 16/04/2012 O Smart e o primeiro comercial via Twitter

    Não é novidade a necessidade da criatividade e, sobretudo, do chamar a atenção de modo eficaz dentro da publicidade.

     

    Então, dentro dessa lógica, porquê não ocupar e aproveitar o espaço de uma das maiores redes sociais do mundo, o Twitter?

     

    Recheado de ineditismo, a agência BBDO criou, na Argentina, o primeiro comercial feito via Twitter. O cliente? A marca de carros Smart.

     

    A idéia central da campanha é mostrar que o Smart cabe em qualquer lugar, até mesmo num espaço reduzido de 140 caracteres.

     

    Para conhecer um pouco mais das curiosidades que permeiam o filme, além dos frames, visite o perfil @smartArg.

     

    Quem quer arriscar quais as próximas marcas a se aventurarem no mundo do passarinho azul? E quanto será que vale?

     

    Que tal?

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 13/04/2012

    Quantas vezes você se pega caminhando sob um sol causticante e pensa: 'uma Coca-Cola agora faria o meu dia'?

     

    Há ainda aquele momento em que você pede uma Coca-Cola e o dono da venda ou restaurante responde: -só tem Pepsi, pode ser?

     

    Ou mesmo está morrendo de sede e começa a tatear o bolso em busca de moedas para a compra de uma latinha do refrigerante mais famoso do mundo e não encontra.

     

    Pois bem, algumas das situações mais recorrentes do cotidiano dos maníacos por Coca-Cola já podem ser sanadas com um abraço.

    Isso mesmo, um abraço!

     

    É que a agência Ogilvy & Mather (Cingapura) acaba de lançar a 'Hug Machine',  que substitui as moedinhas por um abraço na máquina de venda em troca de uma Coca-Cola.

     

    A novidade fez sucesso e gerou enormes filas em Cingapura.

    Quer ver como funciona?

     

     

     

     

     

    Bom fim de semana!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 11/04/2012

    Há muito vemos por aí flashmobs no contexto publicitário, seja para criar uma ação que repercuta, gerar comentários no Youtube  ou viralizar uma e outra coisa.

     

    O fato é que alguns deles eram tão ruins que acabaram cansando e esgotando o formato. Pelo menos até agora.

     

    Da agência Ogilvy & Mather Paris e realizado na França, este flashmob traz, em tom divertido, os 'perigos' do mau hálito.

     

    Genial!

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 09/04/2012

    Não é uma coisa nova o que acontece a muitas mulheres de origem pobre e oriundas de países pouco desenvolvidos, entretanto, o assunto é tratado com pouca relevância por boa parte da população.

     

    O tráfico de mulheres fere não somente moças cujos sonhos de ser dançarina na Europa foram traídos em troca de um emprego bem diferente do proposto, mas toda uma sociedade que se preocupa com direitos humanos.

     

    E foi pensando nisso que a agência belga Duval Guillaume Modem criou esta ação social veiculada no Red Light District, tradicional área de Amsterdam frequentemente associada ao comércio ligado ao sexo e a prostituição.

     

    A performance, dessa vez, é contra o tráfico delas próprias.

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 02/04/2012

    A gente já falou antes sobre isso.

    Mas, não param de surgir novas e criativas campanhas sobre o tema, bem como  - infelizmente - a violência contra a mulher em si.

     

    Agora a inovação veio da Rússia.

    O Centro nacional russo de prevenção à violência colocou no ar uma campanha que objetiva promover uma comunicação direta entre vítimas e autoridades, além de assistência jurídica e apoio psicológico.

     

    Como se sabe, o silêncio é o maior cúmplice dos algozes e, muitas mulheres -  por medo ou vergonha - preferem emudecer do que combater. Disfarçar a mostrar.  Esconder a exibir.  Maquiar, principalmente.

     

    E é aí que está o novo conceito, no uso da maquiagem como agente do silêncio e não mais da beleza.

    O que a primeira vista parece um anúncio de cosméticos é, na verdade, um anúncio de dor encoberta.

     

    Para 'esconder' o real propósito, a agência Lowe Adventa cobriu a mensagem com uma aba que, quando levantada, mostrava não tratar-se de um anúncio de cosméticos, e sim um estímulo à denúncia.

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 30/03/2012

    Se cada um ajuda como pode, os publicitários têm feito a sua parte através de idéias, emoção, criatividade, belos conceitos e muita arte.

     

    São filmes e anúncios inesquecíveis ao longo dos anos e, tal qual a necessidade social, eles não param de surgir.

     

    A Paz acaba de criar anúncios para a Só Ação, estimulando a solidariedade através  da doação de livros.

     

    Afinal de contas, as mesmas histórias podem mudar as vidas de crianças tão diferentes.

    Aquele velho e conhecido livro abandonado na estante, pode ser a novidade do dia de uma criança cujos horizontes exaltam realidade e muito pouca fantasia.

     

    Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio e os Três Porquinhos se uniram pela causa.

    Doe você também.

    Um livro parado significa muito pouco.

    Um livro, quando lido, pode mudar muita coisa.

     

     

     

     

     

     

     

    Bom fim de semana a todos.

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 28/03/2012

    Muitas vezes a última coisa em que pensamos quando estamos dirigindo é na fragilidade da vida humana, na nossa e nas dos demais.

     

    Enquanto nos cremos imbatíveis ao volante, seguimos cantarolando, falando ao celular, mudando a estação do rádio, reprogramando o GPS ou conversando com alguém. E nos esquecemos que bastam alguns segundos de desatenção para acontecer o pior, para marcar a vida de uma maneira negativa e muitas vezes imutável.

     

    Já temos gestos programados de atenção difusa que acreditamos ser infalíveis e nosso corpo já está acostumado com a mecânica, por isso, acidentes e atropelamentos são coisas dos outros, nunca de nós mesmos.

     

    O que cremos é desmentido diariamente por jornais e estatísticas.

    São Paulo que o diga: É raro o dia que não acordamos ou vamos dormir com a incômoda notícia de mais um atropelamento, de mais um desastre, de mais um ciclista que morreu numa colisão com o ônibus, de mais um motorista apressado que não parou na faixa de pedestre...

     

    Foi pensando nos números assustadores de mortes e acidentes e na nossa própria fragilidade - por incrível que pareça, somos todos de vidro -, que o diretor de comerciais Roni Kleiner criou este belo filme em mais uma tentativa de educar os motoristas e pedestres na prevenção de futuros (e, infelizmente, possíveis) acidentes.

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 26/03/2012 O cigarro perdeu o charme

    Ao longo dos anos e com as novas descobertas da medicina, o fumo perdeu o status de elegância e glamour e passou a ser um dos maiores alvos na busca pela saúde e por uma vida equilibrada.

     

    Mesmo os grandes centros europeus como Paris - há anos considerada a capital do charme atribuído à fumaça da nouvelle vague - aderiram ao antitabagismo e proibiram o fumo em alguns lugares públicos, além de sancionarem medidas como o aumento no preço dos maços de cigarro.

     

    No Brasil, pudemos observar há alguns anos, as chocantes imagens sempre impressas no fundo das caixas de cigarro e o significativo acréscimo no preço das mais diversas marcas.

     

    Agora chegou aquela que promete ser a campanha definitiva contra o tabagismo.

     

    A Centers for Disease Control and Prevention (CDC) recolheu inúmeros depoimentos de ex-fumantes e criou filmes, spots, outdoors e impressos imbuídos em apelo sensacionalista que vêm causando barulho e polêmica nos Estados Unidos.

     

    Fumar não é mais tão cool assim.

     

     


     

    P.S.: Se quiser conhecer mais da campanha ou ouvir mais 'dicas', clique aqui.

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 23/03/2012

    Comunicar não é somente um ato social ou pura tagarelice,  é uma necessidade básica do ser humano.

     

    Ao longo dos anos muito foi feito para melhorar as formas de verbalização e expressão da mensagem como, por exemplo, a criação dos meios e o aperfeiçoamento da linguagem adequada a cada um deles. 

     

    Quem diria que poderíamos hoje falar algo relevante em 140 caracteres se antes nada era expresso em menos de 20 páginas em um pergaminho? Ou ainda que hoje os diários são abertos e, na verdade, anseiam por olhos curiosos em suas páginas?

     

    Da era do fogo à prensa de Gutenberg e a criação da comunicação instantânea via twitter e afins, muito tempo se passou e muita coisa aconteceu.

    Coisas estas que precisavam ser ditas, informadas, explicitadas, comunicadas.

     

    E, para contar a história da evolução desses meios tão importantes para a humanidade, Cyril Calgaro e Arnaud Laffond criaram este vídeo de design lúdico e música moderninha.

    Quer ver?

     

     

    Bom final de semana a todos!

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 21/03/2012

    Hoje, 21 de Março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down.

     

    Também conhecida como Trissomia do Cromossoma 21, atinge cerca de um bebê a cada 800 ou 1000 nascimentos e pode estar presente em todas as raças e classes sociais, sendo classificada como um evento genético universal.

     

    Emocionante sem ser piegas, a  DM9 fez um filme que ficou na história da publicidade brasileira e no imaginário dos que viram.

    Como esquecer o timbre da voz de Thom Yorke embalando as imagens em preto e branco?

     

    O filme fez tanto sucesso que alavancou a carreira do Radiohead (banda liderada por Yorke) em terras tupiniquins: A gravadora colocou um selo indicativo nas capas do disco e a banda doou a canção para o comercial.

     

    Publicidade, música, imagem e poesia quase muda.

    Isso é a arte unida dando resultados  e chamando atenção para a causa de outros seres humanos tão humanos todos os outros seres humanos.

     

    Para relembrar:

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 16/03/2012

    A arte pode mudar vidas.

    Isto é um fato quando a oportunidade é expressa.

    Ou impressa.

     

    A arte tem o poder, também, de colocar um pouco mais de doçura e de cores nos becos escuros e enlameados das favelas.

     

    A arte, sobretudo, transforma.

     

    O coletivo espanhol Boa Mistura levou um pouco de novos horizontes e possibilidades para a cadência da Vila Brasilândia (em São Paulo) através do projeto 'Luz nas vielas'. E, mais bonito, colocou crianças da comunidade como agentes ativos dessa nova maneira de enxergar as cores e de entender as palavras.

     

    A arte muda perspectivas.

     

    Bom fim de semana!

     

     

     

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 14/03/2012 Um smartphone para mulheres.

    Toda boa empresa e, principalmente, todo bom publicitário, conhecem o poder de consumo da mulher e fazem dela alvo preferencial em muitas campanhas.

     

    Embora no referente ao mercado de tecnologia elas não sejam necessariamente o público-alvo, isto vem mudando. E vem mudando bem rápido.

     

    Basta ver, por exemplo, a quantidade de aplicativos disponíveis para iPhone que tratam tão e somente de assuntos relacionados à beleza: cabelo, maquiagem, pele, produtos indicados e assim por diante.

     

    E agora, a Nextel acaba de dar um passo além: Criou um smartphone para mulheres. Trata-se  do Motorola i475W.

     

    Fabricado em cor branca e com capas intercambiáveis nas cores lilás e cor-de-rosa,  o telefone traz design elegante e moderno, além de tecnologia push-to-talk  e teclado QWERTY físico.

     

    Ei-lo:

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 12/03/2012

    É pleonasmo dizer que a mobilização através das redes sociais atinge milhões de pessoas e alertam autoridades sobre as tendências e as necessidades da rua. Digo pleonasmo porque isto é um fato empiricamente comprovado.

     

    Já vimos muitas bobagens compartilhadas e, a cada dia que passa, a quantidade não parece diminuir. Entretanto, quando bem utilizada, a ferramenta  pode sim alertar para uma causa que mereça atenção. E, neste caso, falo de #Kony2012.

     

    Há anos Joseph Kony (líder do grupo L.R.A.) seqüestra e coopta crianças na África Central para usá-las como guerrilheiras do grupo terrorista que lidera. Se a criança for menina, é obrigada a servir, também, como escrava sexual.

     

    O objetivo da ação é tornar Kony  famoso e, assim, chamar a atenção de autoridades internacionais para que ele seja preso e a prática acabe de uma vez.

     

    Mobilização consciente em prol de uma causa justa.

    Eis o bom uso das redes sociais.

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 09/03/2012

    O novo comercial da Mercedes talvez seja o melhor exemplo que eu possa usar na tentativa de ilustrar como a tecnologia muda os padrões de criatividade no contexto publicitário.

     

    Veja bem, não é o vender somente pelo vender. Mas o vender com a consciência do que se está vendendo: Se o carro é 'invisível' à natureza, nada mais justo que seja imperceptível, também, a olhos humanos.

     

    E hoje, graças a tecnologia que opera milagres no meio criativo, isto é possível (ok, quase possível). Forrar um carro de LED e torná-lo espelho da rua é uma idéia, no mínimo, original. Alguns vão dizer em coro 'genial!' e eu também vou concordar com tal adjetivo.

     

    O imaginado pode ser criado.

    Eis o 'carro invisível' da Mercedes que não me deixa mentir.

     

    Engane os seus olhos e proteja o meio ambiente:

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 07/03/2012

    O biscoitinho bicolor que acompanhou a infância (e a vida adulta, porque não?) de milhares de americanos está fazendo 100 anos.

     

    Um dos maiores símbolos do confort food trouxe uma campanha que mostra os principais fatos que marcaram o mundo durante este século de existência.

     

    Por exemplo, será que alguém devorava um pacotinho de Oreo enquanto acompanhava os primeiros passos do homem na lua? Ou ainda, quantas crianças passaram tardes descompromissadas jogando Pac-Man enquanto se deliciavam com a guloseima?

     

    Dá pra imaginar o tamanho e a beleza da celebração do centenário?

    Não precisa se dar ao trabalho, pode apreciar e aplaudir.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Para ver mais anúncios da campanha centenária da Oreo, clique aqui.

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 05/03/2012

    EMDA Israeli Alzheimer Association e a agência ACW Grey (de Israel) criaram uma ação que faz com que você sinta a desorientação e a sensação de estar perdido que experimentam freqüentemente os portadores de Alzheimer.

     

    São milhares de doentes em todo o mundo e é preciso chamar a atenção dos outros para sensibilizar: o fato de sentir na própria pele é, de fato, mais eficaz do que a leitura de um informativo repleto de dados e estatísticas.

     

    A ação atingiu um sucesso enorme em Israel e 'ficou em cartaz' como nunca nas redes sociais do país.

     

    Você sabe qual é o seu filme?

    Você lembra todos os dias da própria história?

     

    É impossível não se emocionar.

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 02/03/2012

    A velocidade da informação, as opiniões, as reações, os julgamentos públicos, a manipulação da notícia, os múltiplos lados da mesma face, as vítimas e vilões, os mais diversos meios e plataformas de um mesmo veículo, as hipóteses, o jornalista que há em cada um, as lendas, os crimes, as verdades...

     

    Todos os dogmas, paradigmas e axiomas que circundam a informação, os meios de divulgação e as essências da comunicação estão presentes no novo filme do The Guardian que tomou conta das redes sociais hoje.

     

    Apontados por alguns como o melhor comercial do ano - até agora -,  o The Guardian se perguntou o que aconteceria se o conto do Lobo mau e os três porquinhos fosse verdade nos dias de hoje. E como seriam passadas as prováveis informações.

     

    Quer conhecer o resultado desse exercício da imaginação refletindo a realidade?

    Veja o vídeo abaixo:

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 29/02/2012

    Os anos 80 foram embora, mas deixaram saudosismo em muita gente.

     

    Época prolífera para os filmes publicitários no Brasil, separei alguns que vai trazer a vontade de ser criança ou adolescente de novo ou ainda fazer reviver sentimentos e memórias.

     

    Dá pra esquecer o primeiro sutiã, deixar de pedir a Calói ou não lanchar um fresquinho Tostines?

     

    Vamos recordar?

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 27/02/2012 Rebelde, Impala.

    Smiles, Tweet's, #ficadica, #querousar, #bjomeliga.

    Esses são os nomes das novas cores da coleção 'Rebelde' da Impala.

     

    Baseado na novelinha teen da Record, as cores trazem atitude, estilo, alegria e ousadia.

    O filme, feito em parceria com a produtora Sindicato VFX, vem com o conceito de jovialidade e modernidade, mesclando cores e objetos que remetem ao figurino e ao dia a dia dos adolescentes e dos atores do folhetim.

     

    Confira aqui algumas das imagens do making of do filme e, claro, o resultado final.


     

     

     

     

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 22/02/2012 Campanha contra o abuso infantil

    Para algumas crianças, o carnaval inteiro se resume a uma quarta-feira de cinzas e, partindo desta premissa, a Paz criou para a Prefeitura de Mariana uma campanha contra o abuso infantil durante a época da folia de Momo. 

     

    A campanha - que conta com anúncios, cartazes, leques e banners -  objetiva sensibilizar a população para a causa e incentivar a denúncia deste problema que atinge diversos lugares do Brasil e do mundo.

     

    Por isto, não custa deixar o recado:

    Sexo com crianças é crime. Denuncie.

    (31) 3558-2216

     

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 16/02/2012 Os 125 anos marcantes da Coca-Cola.

    Em vias de comemorar os 125 anos de sua marca, a Coca-Cola contratou a agência Boogy e a produtora Antilop para a sua mais nova empreitada publicitária: A 'Future Room'.

     

    A sala do futuro ocupa um espaço de 90 metros quadrados e usa uma projeção de 270 graus para contar tudo que aconteceu na história da marca centenária, além de trazer o conceito de 'museu de publicidade'.

    (Curioso para um tour? Aqui tem: http://vimeo.com/36321631)

     

    Entretanto, essa não é a primeira vez que a Coca-Cola chama a atenção através dos recursos usados por seus publicitários.

    Confira aqui alguns comerciais que marcaram época pela inovação,  criatividade, design, estética e ousadia:

     

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    E conheça aqui alguns dos anúncios separados por décadas: http://www.terra.com.br/economia/infograficos/coca-cola-125-anos/
     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 13/02/2012

    Nós, brasileiros, crescemos sabendo que vivemos no país que abriga a maior floresta do mundo. E, junto a este conhecimento, vem aquele de que sabemos que pouco respeitamos as questões ecológicas. Mais, que convivemos pacificamente com o fato da depredação da floresta pelo tráfico ilegal de madeira.

     

    Se a Amazônia é o pulmão do mundo, estamos em vias de causar uma embolia. 

    E o que estamos fazendo a respeito?

     

    Ainda menos preservada está a Mata Atlântica:  mais de 90% da mata nativa já foi destruída e diversas espécies de animais - que encontravam por lá seu habitat natural - foram extintas.

     

    É pensando nisto que a Paz Comunicação Estratégica lançou uma campanha, em conjunto com o artista espanhol Lorenzo Durán, para a ONG Só Ação.

    Aqui vocês podem ver um pouco do making-of:

     

     

     

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 10/02/2012

    Apesar da crise no mercado, muito tem se falado em novos lançamentos de automóveis.

     

    Prova disto, foi a quantidade de anúncios deste tipo de produto veiculados durante o Super Bowl. Mais que isso, a quantidade que se vê todos os dias nos mais diversos meios.

     

    Sem dúvida, o comercial da Honda com Matthew Broderick e seu eterno Ferris  Bueller na curtição adoidada da vida foi o que mais gerou comentários e boom na internet, mas não se pode ignorar também a emoção e a exibição do orgulho americano em meio a crise no filme estrelado por Clint Eastwood para  Chrysler.

    Dá uma conferida na diferença de recursos usados mas com o mesmo sucesso colhido como resultado:

     

     
     

    Apelando pra música e uma criatividade inusitada na promoção de um novo carro, a Chevrolet contratou a banda americana OK GO para protagonizar um dos mais originais filmes já feitos na categoria.

    Concorda?

     

    Só que acharam pouco e aumentaram ainda mais a publicidade em torno do Chevy Sonic com esta belezinha aqui:

     
     

    Mudando de recurso, a Volkswagen fez até mesmo um cachorro emagrecer para acompanhar o ritmo do novo New Beatle. E, vamos concordar, é difícil um peludo não comover ou fazer rir o consumidor em potencial.

     
     

    A Mitsubishi dirige na tempestade e cruza os Estados Unidos com seu novo lançamento para provar que ele é mesmo tão bom o quanto parece (e que aguenta quase tudo):

     
     

    Para fechar a semana, fico aqui sonhando com o Hyundai Elantra e toda a criatividade acerca do filme:

     

     

    Bom final de semana!

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 08/02/2012 O Super Bowl e os anunciantes (parte II)...

    Que o Super Bowl já acabou e que o New York Giants foi o campeão desta edição do campeonato da NFL, todo mundo já sabe.

     

    O que muita gente desconhece é que não é necessariamente uma novidade o anúncio de marcas e produtos durante o evento, maior audiência da televisão americana e o dia da mais cara publicidade na América (além de ser, também, o segundo dia aonde mais é consumida comida. Talvez por isso a grande quantidade de restaurantes e refrigerantes que anunciam...)

     

    Em 1967 foi disputado o  primeiro campeonato, e já em 1969 os anunciantes começaram a produzir propaganda e a comprar horários no dia do Super Bowl, o jogo final do campeonato.

     

    Pois é, o Super Bowl vem e volta todos os anos.

    As propagandas, entretanto, continuam: Sagram-se na memória de muitos, assim como os campeões.

    Assista abaixo alguns comerciais selecionados por década nesses quarenta anos de evento:

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 06/02/2012 O Super Bowl e os anunciantes...

    O Super Bowl terminou ontem e coroou novamente o New York Giants como seu campeão.

     

    Entre o show da Madonna, Gisele Bündchen consolando o marido Tom Brady (jogador do derrotado New England Patriots) e as provocações da torcida rival,  hoje falarei dos comerciais que mais geraram comentários nos blogs de publicidade brasileiros e internacionais.

     

    Tradicionalmente um ótimo investimento para os anunciantes em termos de audiência  - que chega a ser das maiores da televisão americana -, o que aparece na noite do jogo final e durante o campeonato gera burburinhos em todo o mundo e, claro, ajuda a vender os mais diversos produtos.

    Contudo, em recente pesquisa feita pela Brandwatch, a grande marca da noite foi a própria NBC, que transmitiu o evento. Já entre os anunciantes, a Pepsi foi a líder.

     

    Aqui no blog os jogadores não são as maiores estrelas,  são os comerciais.

    Vamos a eles?

     

     
     

     

     

     

     

     

     

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 03/02/2012

    Pra fechar a semana e antes de convocar o happy hour com o pessoal, hoje vou falar de um assunto que -quase- todo mundo gosta: as memórias dos tempos despreocupados.

     

    Infância todo mundo teve.

    Lembranças dela, todos temos: das mais doces aos traumas, elas permanecem conosco por longos anos, trazendo a tona gargalhadas e nostalgia.

     

    E nestas memórias estão também os personagens: novelas, filmes, quadrinhos, desenhos animados, seriados...

    Eram os nossos heróis, ou os vilões mais escabrosos.

    Era aquele que trazia semelhança a um colega próximo, aquele que queríamos ser amigos, aquela turma querida, as trapalhadas que também fazíamos...

     

    Nesta categoria, sem dúvida, entra a Turma da Mônica.

    Maurício de Sousa criou personagens que acompanharam gerações de brasileiros - e ainda acompanham! - e nos acostumamos aos rostos redondos e ao estilo amigável do desenhista: as travessuras de Cebolinha, a comilança da Magali, a doçura e a força da Mônica, o cheirinho do Cascão...

     

    Só que a novidade chegou até a Rua do Limoeiro!

    Os amantes de ilustração e os leitores da Turma devem estar empolgados e ansiosos para a mais nova versão dos quadrinhos, a Graphic Novels.

    Com traços mais detalhados e elaborados, serão lançados quatro livros pelos desenhistas Victor Cafaggi, Lu Cafaggi, Danilo Beyruth, Shiko e Gustavo Duarte.

     

    Curiosos?

    Aqui uma palinha:

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 01/02/2012

    Anda sem boas idéias? Não encontra referências? O prazo está vencendo? Tem mais três jobs esperando por atenção? O cliente não aprovou a campanha?  Saiu da agência às 22h e continua sem gostar do resultado? Não lembra mais qual a última noite que conseguiu jantar em casa e acabou comendo uma pizza com o pessoal da criação dentro da agência mesmo?

     

    Se você é publicitário sabe do que estou falando.

    E a gente se entende.

     

    ...O jeito é respirar fundo e fazer uma oração pedindo uma luz a Nossa Senhora da Criatividade e ao Santo Senhor Desatador dos Cérebros Cansados.

     

    Que a sua imaginação lhe permita ousar.

    Que a sua criatividade traga mais arte ao mundo.

    Sobretudo, que a lâmpada continue acesa.

     

    1 de Fevereiro: um dos dias do publicitário.

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 30/01/2012 Os sons da Paz.

    Bom dia!

     

    Todo texto e toda idéia criativa fluem melhor com uma trilha sonora no iPod.

     

    Hoje é dia de contar e cantar para e com vocês o som que rola nos meus fones de ouvido: a nova (e ótima!) música brasileira.

     

    Andando um pouco pelo circuito Augusta-Barra Funda, dá pra conhecer e se encantar com as novas bandas do Brasil inteiro que proliferam por São Paulo.

     

    Recomendo a audição das que me surpreenderam pela poesia, pela criação, pela ótima mistura de instrumentos e pela qualidade dos clipes.

     

    Agora, é só se inspirar e deixar fluir...

     

     

    Apanhador Só: mantendo a tradição de presentear o resto do país com boas canções, o Rio Grande do Sul agora nos oferece a Apanhador Só..

    A banda tem um projeto de intervenções urbanas pelas cidades que passa.

    Aqui, em Porto Alegre:

     

    E, para comprovar que a criatividade é essencial também em roteiros de clipes, o ótimo vídeo de 'O rei e o Zé':

     

    Wado: com alguns anos de estrada e ótimos discos na própria história, o catarinense-alagoano Wado conquistou de vez a crítica especializada e entrou para todas as listas dos melhores álbuns de 2011 com o grande ' Samba 808'. As parcerias com Marcelo Camelo  e Zeca Baleiro garantem um som melancólico. O álbum é lindo, mas o destaque vai para 'Com a ponta dos dedos'.

    Em menos palavras e mais lirismo, ei-la:

     

    Pública: mais um oferecimento do Rio Grande do Sul para os ouvidos que buscam mais poesia e mais sons lúdicos na música do dia-a-dia. 'Canções de Guerra' é o mais novo álbum e vem recheado de músicas que falam, também, sobre a paz que cada um deseja trazer para si.

    Aqui uma amostra do talento dos 'guris':

     

    Criolo: o cara que  já foi homenageado por Chico Buarque e que caiu no gosto de toda a crítica especializada não poderia ficar de fora desta humilde listinha. Sentindo a solidão e a expansão das possibilidades desregradas em 'Não existe amor em SP', Criolo não deixa de lado suas raízes no Hip Hop, mas tem alçado novos vôos. Será que existe amor em São Paulo?

    Diz aí, Criolo:

     

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 13/01/2012

     

    Recentes estudos ligados a órgãos que trabalham com mulheres, comprovam a necessidade de políticas públicas voltadas às  vítimas de abuso, agressões e violências domésticas: apoio psicológico, jurídico e qualificação profissional são algumas delas. Em outros casos, é necessária a proteção física. Ao denunciar seu companheiro ou agressor, a mulher pode se ver enfrentando um perigoso revide em forma de uma agressão ainda maior. Por isto, é importante que ela possa contar com a proteção do estado e da polícia. Foi pensando nessa necessidade que a Prefeitura de Diadema nos pediu uma campanha de prevenção e denúncia. Para atingir este objetivo, foi preciso surpreender, utilizar algo forte, mas que não evitasse o tema. Algo que as pessoas pudessem encarar e refletir. E é exatamente essa a função da arte: propor debates através do belo. Assim, nada mais natural do que contratar um artista para expor a sua visão do problema. E foi assim que chegamos ao ilustrador e artista plástico espanhol Conrad Roset, que falou um pouco do que pensa do assunto para o blog.

     

     

    Blog: É possível perceber que você pinta usando muitas cores, logo, podemos deduzir que há muita alegria nas ilustrações. Como recebeu o convite para trabalhar com o tema? Ficou surpreso?

     

    Conrad: Não, a idéia me encantou. Acredito que é um tema muito delicado, mas eu estou encantado de poder ajudar a tentar resolver este problema através das minhas ilustrações.

     

    Blog: Você acha que a beleza e as cores das suas obras podem ajudar a mulher a superar o trauma da violência?

     

    Conrad: Simplesmente acredito que meus desenhos transmitem otimismo, a mistura de cores vivas trazem alegria e positivismo.?

     

    ?Blog: E quanto ao uso das formas e das cores? Elas foram escolhidas de forma aleatória ou há uma razão?

     

    Conrad: Eu gosto de fazer uma linha mais ou menos realista, mas com as cores eu realmente gosto de brincar, de sair do óbvio e deixar que o acaso atue. Assim, podemos dizer que algumas formas são sim fruto do acaso.??

     

    Blog: Acredita que as suas ilustrações, junto a campanha, podem ajudar a combater o terror da violência doméstica?

     

    Conrad: Eu espero que sim. Farei tudo que esteja em minhas mãos para ajudar no combate a este tema.

     

    Obrigado, Conrad. 

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários
  • 12/01/2012 Oi

     

    Falar em conectividade e interação pode ser um clichê.

    Mas não deixa de ser um fato.

     

    O mundo, caros leitores, está mesmo cada vez mais junto -ainda que cheio de fronteiras- através do consumo das mesmas informações, das iguais tendências,  das nossas incontáveis semelhanças em referências ou mesmo pela paixão que nos une a uma marca.

     

    Com  este blog, a Paz Comunicação Estratégica quer compartilhar com vocês aquilo de  mais interessante ao nosso redor  (ou mesmo as coisas  tão distantes dos nossos olhos) sem estarmos presos a linhas editoriais, compromissos políticos, modismos ou qualquer regra onde não haja exceção.

     

    O novo nos fascina.  O diferente nos atrai.  E o cotidiano também tem seu charme.

    Queremos levar isso até vocês: a beleza, a não-obviedade, o inusitado que aconteceu, as música, as fotos, as campanhas, as estratégias e toda a liberdade que este blog nos dá para sermos, simplesmente.

     

    O que você vê quando você vê?

    O que te toca?

    Aqui, as nossas impressões sobre o tudo. 

    E sobre o nada, também.

     

    Entre e fale com a gente.

    Entre e sugira.

    Entre e fique a vontade.

    Clique aqui para enviar para o Twitter!
    0 comentários